Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15731
Título: Viabilidade técnica e econômica entre três tipos de estacas em função do volume do bloco de coroamento para um solo de Toledo-PR
Autor(es): Kurtz, Rodrigo
Orientador(es): Andrade, Maurício do Espirito Santo
Palavras-chave: Estacaria (Engenharia civil)
Fundações (Engenharia)
Engenharia geotécnica
Piling (Civil engineering)
Foundations
Geotechnical engineering
Data do documento: 9-Jun-2017
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Toledo
Citação: KURTZ, Rodrigo. Viabilidade técnica e econômica entre três tipos de estacas em função do volume do bloco de coroamento para um solo de Toledo-PR. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Toledo, 2017.
Resumo: Três tipos diferentes de estacas (hélice contínua, pré-moldada de concreto e metálica) foram analisadas de modo a se avaliar técnica e economicamente a mais viável. Para a determinação da capacidade de carga das referidas estacas, utilizaram-se os métodos estáticos semiempíricos de Aoki-Velloso, Décourt-Quaresma e Teixeira. Posteriormente, as dimensões dos blocos de coroamento foram estimadas e, a partir daí, os custos envolvidos para a sua implementação. Para um dado perfil de solo do município de Toledo-PR, a estaca do tipo metálica revelou-se ser a mais vantajosa no sentido técnico, já a pré-moldada de concreto foi a mais vantajosa no sentido econômico. Dessa forma, ambas mostraram-se ser uma escolha viável de fundação quando comparadas com a estaca do tipo hélice contínua.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15731
Aparece nas coleções:TD - Engenharia Civil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tiposestacas.pdf1,77 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.