Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15705
Título: Mapeamento sistemático da reação álcali-agregado: uma revisão das publicações ocorridas no Brasil de 2004 a 2014
Título(s) alternativo(s): Systematic mapping of alkali-aggregate reaction: a review of publications ocurred in Brazil from 2004 to 2014
Autor(es): Pessi, Gabriel
Orientador(es): Silva, Silvana da
Palavras-chave: Reações químicas
Concreto
Agregados (Materiais de construção)
Chemical reactions
Concrete
Aggregates (Building materials)
Data do documento: 8-Jun-2016
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Toledo
Citação: PESSI, Gabriel. Mapeamento sistemático da reação álcali-agregado: uma revisão das publicações ocorridas no Brasil de 2004 a 2014. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Toledo, 2016.
Resumo: A reação álcali-agregado é uma reação química que ocorre no interior de estruturas de concretos, entre os hidróxidos alcalinos do cimento, e determinados minerais reativos presentes nos agregados utilizados. Como consequência dessa reação, são desenvolvidos produtos que, no contato contínuo com a água presente nos poros do concreto, são suscetíveis a expandir, gerando fissurações, movimentações e podendo causar o comprometimento das estruturas de concreto. Um grande número de trabalhos e pesquisas encontram-se desenvolvidos com objetivos de buscar maneiras de prevenção ou recuperação de estruturas que já possuem patologias relacionadas às consequências dessa reação. Porém, ainda não observa-se um consenso no meio técnico-científico sobre quais as soluções mais eficientes. Em virtude da importância do assunto, este trabalho apresenta um mapeamento sistemático da reação álcaliagregado com o objetivo de obter o panorama de desenvolvimento científico alcançado sobre essa reação no Brasil, através de pesquisas por publicações eletrônicas técnico-científicas ocorridas no território nacional de 2004 a 2014. Através de métodos sistemáticos de triagem, foram selecionados apenas aqueles trabalhos que realmente apresentaram pesquisas sobre a reação álcali-agregado como tema principal. Dessa maneira selecionou-se quarenta e três trabalhos que apresentavam estudos sobre a prevenção, monitoramento ou recuperação de estruturas atingidas pela reação. Concluiu-se que as formas mais eficientes de prevenir o desenvolvimento da reação são através do emprego de adições minerais, escolha adequada do tipo de cimento ou uso de agregados com comportamento inócuo. Em relação ao monitoramento das estruturas, observou-se que as obras mais suscetíveis ao aparecimento da reação álcali-agregado são barragens, pontes, blocos de fundação e pavimentos de concreto. Os estudos sobre métodos de recuperação das estruturas encontram-se em menor número, nos quais as soluções sugeridas são a utilização de compostos à base de lítio para mitigar o desenvolvimento do gel expansivo ou o reforço estrutural do elemento afetado.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15705
Aparece nas coleções:TD - Engenharia Civil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
mapeamentoreacaoalcaliagregado.pdf754,85 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.