Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15701
Título: Diagnóstico do parque de hidrômetros de um sistema de abastecimento de água
Autor(es): Heydt, Adrielli Amanda
Orientador(es): Silva, Silvana da
Palavras-chave: Controle de perdas
Metrologia
Engenharia de abastecimento de água
Loss control
Metrology
Water-supply engineering
Data do documento: 26-Nov-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Toledo
Citação: HEYDT, Adrielli Amanda. Diagnóstico do parque de hidrômetros de um sistema de abastecimento de água. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Toledo, 2015.
Resumo: Este trabalho teve como objetivo principal investigar as condições atuais do sistema de micromedição, especificamente o parque de hidrômetros da sede do município de Mercedes/PR, confrontando esses dados com as normativas vigentes. Para tanto realizou-se a análise de documentos e cadastros do Serviço Municipal de Água e Esgoto (Semae) e a vistoria em todas as 1.129 ligações de água potável presentes na sede urbana do município. Os resultados evidenciaram que as condições atuais dos medidores que compõem o parque diferem-se consideravelmente das ideais. Como exemplo, destaca-se um dos itens analisados na pesquisa, a inclinação dos aparelhos medidores em relação ao eixo longitudinal da tubulação, o qual verificou-se que no sistema de abastecimento, naquele momento, haviam 46% de hidrômetros inclinados. As práticas relacionadas à gestão do parque, como controle de trocas de equipamentos, dimensionamento de hidrômetros antes da instalação ou programas de manutenção, apresentaram-se deficientes e com ausência de controle. Buscando contribuir com o gerenciamento do parque de hidrômetros do município, elaborou-se ao fim deste trabalho um manual de boas práticas. O manual visa, de forma sucinta, explanar métodos e recomendações que buscam melhorar a condição atual do sistema de micromedição.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15701
Aparece nas coleções:TD - Engenharia Civil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
diagnosticoparquehidrometros.pdf2,59 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.