Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15650
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFerronatto, Josiane Antonina Spielmann
dc.date.accessioned2020-11-19T11:53:31Z-
dc.date.available2020-11-19T11:53:31Z-
dc.date.issued2019-11-11
dc.identifier.citationFERRONATTO, Josiane Antonina Spielmann. A educação ambiental no ensino de ciências das séries iniciais das escolas públicas na área urbana do município de Santa Helena-PR. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Santa Helena, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15650-
dc.description.abstractEnvironmental Education aims to sensitize society for understanding the dimension of the environment in which we live, linking the direct relationship of man with nature. This paper aims to present the actions developed by teachers on the theme of Environmental Education, in the teaching of Elementary School Sciences of Santa Helena, Paraná. The importance of the teacher in the mediation of environmental education is presented, highlighting the importance of these questions and their interdisciplinarity in elementary school, in order to make them critical citizens and responsible for the environment. A questionnaire was applied to 7 teachers of publicschool in the urban area of Santa Helen -PR. The themes approached about the environment are developed in the school through projects and pedagogical activities and directed to the Conservationist and Pragmatic aspects. Schools develop Environmental Education through practical classes, outings, lectures, games, lectures, and recreational activities, enabling essential practices in early childhood education and addressing the preservation of the environment. However, the study showed the need for schools to try to expand interdisciplinarity in the developed EE projects and practices, as well as the search for the construction of critical sense of studentspt_BR
dc.description.sponsorshipUniversidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectCiência - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectAbordagem interdisciplinar do conhecimento na educaçãopt_BR
dc.subjectEnvironmental educationpt_BR
dc.subjectScience - Study and teachingpt_BR
dc.subjectInterdisciplinary approach in educationpt_BR
dc.titleA educação ambiental no ensino de ciências das séries iniciais das escolas públicas na área urbana do município de Santa Helena-PRpt_BR
dc.title.alternativeEnvironmental education in the teaching of science in the initial grades of public schools in the urban area of Santa Helena-PRpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoA Educação Ambiental (EA) tem o objetivo de sensibilizar a sociedade para compreensão e a dimensão do meio em que vivemos, entendendo a relação direta do homem com a natureza. O presente trabalho tem por finalidade apresentar as ações desenvolvidas pelos docentes na temática de Educação Ambiental, no ensino de Ciências do Ensino Fundamental I do município de Santa Helena, Paraná. Apresentase a importância do professor na mediação da educação ambiental, destacando a importância desses questionamentos e sua interdisciplinaridade no ensino fundamental, a fim de torná-los cidadãos críticos e responsáveis pelo ambiente. Foi aplicado um questionário a 7 professores da disciplina de Ciências da rede pública na área urbana de Santa Helena -PR. Os temas abordados sobre meio ambiente são desenvolvidos na escola por meio de projetos e atividades pedagógicas e direcionados às vertentes Conservacionista e Pragmática. As escolas desenvolvem a Educação Ambiental por meio de aulas práticas, passeios, palestras, brincadeiras, aulas expositivas, jogos e atividades lúdicas, possibilitando práticas essenciais na educação infantil e abordando a preservação do meio ambiente. Contudo, o estudo demonstrou a necessidade de as escolas tentarem ampliar a interdisciplinaridade nos projetos e práticas da EA desenvolvidas, bem como a busca pela construção do senso crítico dos alunos.pt_BR
dc.degree.localSanta Helenapt_BR
dc.publisher.localSanta Helenapt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Rejane Barbosa de
dc.contributor.referee1Schneider, Eduarda Maria
dc.contributor.referee2Prestes, Dirce Coronado
dc.contributor.referee3Oliveira, Rejane Barbosa de
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Ciências Biológicaspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
Aparece nas coleções:SH - Licenciatura em Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SH_COBIO_2019_2_10.pdf1,36 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.