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Título: O uso de júri simulado para abordagem de agroquímicos junto à alunos da etapa final do ensino fundamental de uma escola de campo
Título(s) alternativo(s): The use of a simulated jury for the approach of agrichmics to the students of the final stage of the fundamental teaching of a field school
Autor(es): Francener, Janaina Medeiros
Orientador(es): Fujii, Rosangela Araujo Xavier
Palavras-chave: Ciência - Estudo e ensino
Professores - Formação
Didática
Science - Study and teaching
Teachers, Training of
Didatics
Data do documento: 19-Jun-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Santa Helena
Citação: FRANCENER, Janaina Medeiros. O uso de Júri simulado para abordagem de agroquímicos junto à alunos da etapa final do ensino fundamental de uma escola de campo. 2019. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Santa Helena, 2019.
Resumo: Atualmente o ensino tradicional ainda é predominante nas escolas, fundamentado em aulas expositivas, que não desafiam os alunos. Para mudar esse contexto, destaca-se o uso de diferentes modalidades didáticas no processo de ensino e aprendizagem, como por exemplo o júri simulado, que possibilita a defesa de ideias, o poder de argumentação, o julgamento, a tomada de decisões, entre outros. Diante disso, o presente trabalho teve como objetivo avaliar a viabilidade da utilização do júri simulado para trabalhar temas controversos como a utilização de agroquímicos. A pesquisa caracterizou-se como qualitativa, empregando-se a Análise de Conteúdo como procedimento metodológico para análise dos dados. Os dados foram construído por meio de questionários e videogravação do júri simulado. Participaram da investigação 14 estudantes de uma escola pública do campo do município de Missal/Paraná. Os dizeres dos estudantes durante o júri simulado foram categorizados em Relação com o cotidiano, Embasamento teórico e Relação com os conteúdos e disciplinas estudadas, constatando-se que a maioria dos argumentos utilizados pelos estudantes, no decorrer do jurí simulado, foi do tipo Embasamento Teórico (42,5%). O questionário final, elaborado para avaliação do júri simulado evidenciou que a maioria dos participantes da investigação avaliaram como “muito bom” (42,8%) ou como “bom” (42,8%), com atribuição de notas que variaram de 8,0 e 10.0. de forma geral constatou-se que o júri simulado ajudou na compreensão do tema agroquímicos, viabilizando o trabalho cooperativo entre os estudantes, o levantamento de hipóteses, a análise de senso crítico, a criatividade e a tomada de decisões.
Abstract: Currently, traditional teaching is still predominant in schools, based on lectures that do not challenge students. In order to change this context, we highlight the use of different didactic modalities in the teaching and learning process, such as the simulated jury, which allows for the defense of ideas, argumentative power, judgment, decision making, among others. Therefore, the present work had the objective of evaluating the feasibility of using the simulated jury to work on controversial topics such as the use of agrochemicals. The research was caracterized as qualitative, using Content Analysis as a methodological procedure for data analysis. The data were constructed through questionnaires and videography simulated jury. Total of 14 students from a public school in the municipality of Missal / Paraná participated in the study. The students' comments during the simulated jury were categorized in Relation with the daily, theoretical Basis and Relation with the contents and disciplines studied, being verified that the majority of the arguments used by the students, during the simulated jurí, was of the type Theoretical Basement (42.5%). The final questionnaire, prepared for the evaluation of the simulated jury, showed that most of the participants evaluated as "very good" (42.8%) or "good" (42.8%), with grades ranged from 8 , 0 and 10.0. it was generally found that the simulated jury helped to understand the agrochemicals theme, enabling cooperative work among students, hypothesis analysis, critical-sense analysis, creativity and decision-making.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15647
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