Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15557
Título: Sistema baseado em cloud computing para gestão de confinamento de gado de corte
Título(s) alternativo(s): A cloud computing based system for beef cattle feedlot management
Autor(es): Bellei, Ericles Andrei
Orientador(es): Borsoi, Beatriz Terezinha
Palavras-chave: Java (Linguagem de programação de computador)
Computação em nuvem
Armazenamento de dados
Banco de dados
Linguagem de programação (Computadores)
Java (Computer program language)
Cloud computing
Data Warehousing
Data bases
Programming languages (Electronic computers)
Data do documento: 22-Nov-2016
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: BELLEI, Ericles Andrei. Sistema baseado em cloud computing para gestão de confinamento de gado de corte. 2016. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2016.
Resumo: No contexto da pecuária de corte, confinamento é uma técnica empregada na engorda de gado, em que os animais, agrupados em lotes, ficam dispostos em uma área restrita recebendo alimentação e assistência. As negociações e a manutenção do rebanho de um estabelecimento que confina gado de corte, o consumo e os custos de insumos como alimentos e medicamentos, além do histórico de atividades e manejos efetuados, resultam em um volume de dados considerável e difícil de organizar. Verificou-se, assim, que um sistema computacional que permitisse o registro e a interpretação de todos esses dados possibilitaria a abstração de informações relevantes, que podem facilitar a organização, o planejamento e a administração do estabelecimento. Este trabalho de conclusão de curso apresenta a modelagem elaborada e a implementação de tal sistema computacional: uma aplicação web desenvolvida em linguagem Java, hospedada na nuvem, com banco de dados relacional utilizado como um serviço. Ao longo do texto é exemplificado o uso das tecnologias escolhidas para a construção do trabalho, reproduções de tela do sistema e códigos-fonte gerados.
Abstract: In beef cattle industry context, feedlot is a technics employed in cattle fattening, where animals, grouped in batches, are arranged in a restricted area receiving food and assistance. Negotiations and maintaining the herd of an establishment whose confines beef cattle, consumption and costs of raw material such as food and medicines, in addition to the historic of performed activities and managements of animals, result in a amount of data which is hard to organize. Thus, it was observed that a computer system that allows the recording and interpretation of all these data would enable the abstraction of relevant informations that can facilitate the organization, planning and management of the property. This final paper presents the elaborate modeling and implementation of such computer system: a cloud hosted web application, developed in Java with relational database employed as a service. In the text the use of technologies chosen for the construction of the work, system screen reproductions and source code generated are exemplified.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15557
Aparece nas coleções:PB - Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PB_COADS_2016_2_04.pdf3,62 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.