Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15285
Título: Adequação do processo de obtenção de α-alumina a partir de latas de alumínio utilizando 8-hidroxiquinolina como agente quelante
Autor(es): Ekawa, Bruno
Orientador(es): Zorel Junior, Henrique Emilio
Palavras-chave: Análise espectral
Análise térmica
Espectroscopia de infravermelho
Spectrum analysis
Thermal analysis
Infrared spectroscopy
Data do documento: 21-Fev-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: EKAWA, Bruno. Adequação do processo de obtenção de α-alumina a partir de latas de alumínio utilizando 8-hidroxiquinolina como agente quelante. 2014. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2014.
Resumo: A obtenção de α-alumina a partir de latas de alumínio utilizando 8-hidroxiquinolina como composto quelante a fim de capturar o alumínio dissolvido em solução básica forte em presença de calor, com posterior caracterização do complexo obtido e de um padrão produzido a partir de nitrato de alumínio, com os instrumentos de Análise Térmica e Espectroscopia no Infravermelho.
Abstract: The obtaining of α-alumina from aluminum cans using 8-hydroxyquinoline as a chelating compound in order to capture dissolved aluminum in strong basic solution in the presence of heat aluminum, with subsequent characterization of the complex obtained and a pattern produced from nitrate aluminum, with the instruments of Thermal Analysis and Infrared Spectroscopy.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15285
Aparece nas coleções:PB - Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PB_COQUI_2013_2_04.pdf839,92 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.