Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14833
Título: Elaboração de material didático de química como sugestão de aulas práticas alternativas para alunos de casa familiar rural
Autor(es): Wermuth, Denise
Silva, Elizane Senhoratti da
Orientador(es): Beux, Simone
Palavras-chave: Educação rural
Ensino - Meios auxiliares
Química - Estudo e ensino
Education, Rural
Teaching - Aids and devices
Chemistry - Study and teaching
Data do documento: 23-Abr-2013
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: WERMUTH, Denise; SILVA, Elizane Senhoratti da. Elaboração de material didático de química como sugestão de aulas práticas alternativas para alunos de casa familiar rural. 2013. 75 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2013.
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo elaborar uma apostila de aulas práticas com materiais e reagentes de baixo custo e fácil aquisição para auxiliar no ensino de química da Casa Familiar Rural de um Município do Estado do Paraná. A apostila foi elaborada baseada no plano de formação da escola o qual apresenta um cronograma dos assuntos das disciplinas para o ano letivo. As atividades propostas na apostila foram desenvolvidas para o 1º ano do Ensino Médio para auxiliar o processo de ensino-aprendizagem da disciplina de Química, onde, esta normalmente é vista como uma disciplina muito complexa e a experimentação é uma ferramenta muito importante para despertar o interesse dos alunos na disciplina.
Abstract: This study aimed to develop a book of practical lessons with materials and reagents, low cost and easy to assist in teaching chemistry Rural Family House a municipality of the State of Paraná. The handout was developed based on the training plan of the school which has a schedule of matters of discipline for the school year. The activities proposed in the handout were developed for the 1st year of high school to assist the teaching and learning of chemistry course, where this is usually seen as a discipline very complex and testing is a very important tool to arouse the interest of students in the discipline.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14833
Aparece nas coleções:PB - Licenciatura em Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PB_COQUI_2012_2_05.PDF1,71 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.