Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14825
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBandeira, Estela Iara
dc.date.accessioned2020-11-18T14:40:31Z-
dc.date.available2020-11-18T14:40:31Z-
dc.date.issued2012-09-28
dc.identifier.citationBANDEIRA, Estela Iara. Elaboração de apostila para as aulas práticas da disciplina de Química Inorgânica II. 2012. 78 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2012.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14825-
dc.description.abstractThis study aimed to prepare a book that can serve as support to teachers and students during school discipline practices of Inorganic Chemistry II, facilitating the work of assembling these classes and presenting content in a didactic and organized, and provides methodology treatment of waste generated, which in the specific case of this subject, often comprise heavy metals and other polluting potential. The work was developed in the first stage of researching and organizing tours of practical classes available in books, internet, and handouts already used by the teacher of the discipline. Subsequent to this, we selected itineraries that best suited the purpose of this study, consistent with the following criteria: ease of implementation of practical activity; possibility of running into two classes (100 minutes); availability of reagents in the laboratories of the institution; generating waste whose treatment is easier and less costly, and, last but not least, correlated with the contents of the menu and the possibility of learning. Practices, different from those that the teacher uses in his classes, were tested, properly scaled in order to lower waste generation and adapted to the reality of the laboratories of the UTFPR. A booklet was also prepared with an introduction highlighting some complex applications, safety standards and use of PPE. At the end of the work, there was a discussion of the content covered in each experimental activity.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectQuímica inorgânica - Estudo e ensino (Ensino médio)pt_BR
dc.subjectEnsino - Meios auxiliarespt_BR
dc.subjectChemistry, Inorganic - Study and teachingpt_BR
dc.subjectTeaching - Aids and devicespt_BR
dc.titleElaboração de apostila para as aulas práticas da disciplina de Química Inorgânica IIpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho objetivou a preparação de uma apostila que possa servir de apoio a professores e estudantes durante as aulas práticas da disciplina de Química Inorgânica II, facilitando o trabalho de montagem dessas aulas e apresentando o conteúdo de forma didática e organizada, além de oferecer metodologia de tratamento dos resíduos gerados, que, no caso específico dessa disciplina, muitas vezes compreendem metais pesados e demais poluentes em potencial. O trabalho foi desenvolvido em uma primeira etapa de pesquisa e organização de roteiros de aulas práticas disponíveis em livros, internet, e apostilas já utilizadas pela professora da disciplina. Posterior a isso, foram selecionados roteiros que melhor se adequavam ao objetivo do trabalho, coerentes com os seguintes critérios: facilidade de execução da atividade prática; possibilidade de execução em duas aulas (cem minutos); disponibilidade dos reagentes nos laboratórios da Instituição; geração de resíduos cujo tratamento seja mais fácil e de menor custo; e, por fim, mas não menos importante, a correlação com o conteúdo da Ementa e possibilidade de aprendizagem. As práticas diferentes daquelas que a professora utiliza em suas aulas foram testadas, adequadamente redimensionadas com o objetivo de menor geração de resíduos e adaptadas à realidade dos laboratórios da UTFPR. A apostila foi, ainda, disposta com uma introdução ressaltando algumas aplicações de complexos, normas de segurança e uso de EPIs. Ao final do trabalho, houve uma discussão dos conteúdos abordados em cada atividade experimental.pt_BR
dc.degree.localPato Brancopt_BR
dc.publisher.localPato Brancopt_BR
dc.contributor.advisor1Fukamachi, Cristiane Regina Budziak
dc.contributor.advisor-co1Ferri, Elidia Aparecida Vetter
dc.subject.cnpqLicenciatura em Químicapt_BR
Aparece nas coleções:PB - Licenciatura em Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PB_COQUI_2012_1_06.pdf870,16 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.