Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14815
Título: Importância e problemática da utilização de aulas experimentais de química no ensino médio no município de Dois Vizinhos - Paraná
Autor(es): Silva, Rafaéla Candido Oliveira da
Oliveira, Rafaela
Orientador(es): Vestena, Mauro
Palavras-chave: Química
Química (Ensino médio)
Chemistry
Chemistry (High school)
Data do documento: 2011
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: SILVA, Rafaéla Candido Oliveira da; OLIVEIRA, Rafaela. Importância e problemática da utilização de aulas experimentais de química no ensino médio no município de Dois Vizinhos – Paraná. 2011. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2011.
Resumo: A química é uma ciência experimental, fica por isso muito difícil aprende-la sem a realização de atividades práticas. O ensino da química, centrado nos conceitos científicos, sem incluir, situações reais, que associam o conteúdo estudado ao cotidiano dos alunos pode tornar a disciplina desinteressante para os mesmos. Nesse sentido, a atividade experimental no ensino da química, é confirmada como uma importante ferramenta pedagógica, apropriada para despertar o interesse dos alunos para os temas propostos pelos professores e ampliar a capacidade para o aprendizado, ou seja, a atividade experimental é uma parte essencial para o ensino de química. Conhecendo a importância dessas atividades, foram realizadas pesquisas com professores de química do ensino médio na cidade de Dois Vizinhos, para se fazer um estudo da realidade das aulas de química nas escolas estaduais desse município, e levantar os principais problemas encontrados pelos docentes na realização de aulas práticas, bem como a frequência com que são realizadas. A partir desse estudo, pode-se observar que nos colégios estaduais do município nem todos os professores realizam aulas experimentais com frequência e que a falta de laboratório não é um problema encontrado. Observou-se que o principal motivo que da dificuldade na realização de aulas práticas é a falta de tempo durante o período letivo.
Abstract: Chemistry is an experimental science, is therefore very difficult to learn it without carrying out practical activities. The teaching of chemistry, which focuses on scientific concepts, not including, real life situations linking the content studied the daily lives of students can make the subject uninteresting to them. Therefore, the experimental activity in the teaching of chemistry, is confirmed as an important educational tool, suitable to arouse the interest of students to the issues posed by the teacher and expand the capacity for learning, like the experimental activity is an essential part for teaching chemistry. Knowing the importance of these activities were carried out research with chemistry teachers from high school in the city of Dois Vizinhos, to make a reality of the study of chemistry classes in state schools in this city, and raise the main problems encountered by teachers in making practical classes, and the frequency with which they are made. From this study, one can observe that the state colleges of the city teachers do not all experimental classes frequently and that the lack of lab is not a difficulty. It was observed that the main reason that the difficulty in conducting practical classes is the lack of time during the school year.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14815
Aparece nas coleções:PB - Licenciatura em Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PB_COQUI_2011_2_07.pdf962,29 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.