Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14695
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBoacik, Daniela
dc.date.accessioned2020-11-18T14:24:08Z-
dc.date.available2020-11-18T14:24:08Z-
dc.date.issued2018-06-19
dc.identifier.citationBOACIK, Daniela. Tertúlias literárias dialógicas: um estudo dos trabalhos acadêmicos desenvolvidos no Brasil. 2018. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14695-
dc.description.abstractThis study aims to present the studies that address the literary dialogical Tertúlia. We opted to examine the many academic productions about the literary dialogical Tertúlia that were produced in Brazil. The choice was made by the fact that this is an innovating theme, but not extensively studied and implemented, since the reading practice plays a leading role in life and formation of children, as also in society. First, we introduced a brief study on the relevance of reading since childhood, the encouragement from parents and the people that are close, the teacher and the school, along with the methods that can be used to promote a liking for the reading. Subsequently, we put together many articles that are related to the related theme, selected for the analysis and so happens the breakdown of each in a frame. Lastly, the articles analyzed are presented, exposing the positive and negatives, as well as how the practice of this activity can be considered an advancement in the pedagogical practice inside the classroom. This research was developed within the study of electronic articles, from which the main authors were: DALL’ALBA (2002), FLECHA (1997), FREIRE (1989), FORTESKI; OLIVEIRA; VALÉRIO (2011), GIL (1999), SILVA (1993), amongst others. It was determined that there are many transforming elements that can be put to practice with this activity and, from that, it is possible to modify the thinking and actions with other people, as well as the changing and the interpretation of the stories found within the books.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectLiteratura clássicapt_BR
dc.subjectDialogismo (Análise literária)pt_BR
dc.subjectReadingpt_BR
dc.subjectClassical literaturept_BR
dc.subjectDialogism (Literary analysis)pt_BR
dc.titleTertúlias literárias dialógicas: um estudo dos trabalhos acadêmicos desenvolvidos no Brasilpt_BR
dc.title.alternativeLiterary dialogical tertúlias: a study of the academic researches produced in Brazilpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoEste estudo tem por objetivo apresentar os estudos que abordam a prática da Tertúlia Literária Dialógica. Nesse sentido, optamos em examinar as diversas produções acadêmicas sobre Tertúlia Literária Dialógica realizadas no Brasil. A escolha deu-se pelo fato, de ser um tema inovador, mas pouco estudado e posto em prática, visto que a leitura desempenha um papel fundamental na vida e formação das crianças, como também para toda sociedade. Primeiramente, apresenta-se um breve estudo sobre a relevância da leitura, desde a infância, do incentivo dos pais e pessoas próximas, dos professores e da escola, bem como dos métodos que podem ser utilizados para promover o gosto pela leitura. Em seguida, é realizado um apanhado sobre os artigos do tema relacionado, selecionados para a análise e detalhados em um quadro. E por fim, são apresentados os artigos analisados, expondo os pontos positivos e negativos encontrados, e como a prática dessa atividade pode ser considerada um avanço na prática pedagógica dentro da sala de aula. Essa pesquisa desenvolveu-se por meio, de um estudo de artigos eletrônicos, tendo como principais autores: DALL’ALBA (2002), FLECHA (1997), FREIRE (1989), FORTESKI; OLIVEIRA; VALÉRIO (2011), GIL (1999), SILVA (1993), entre outros. Averiguou-se que são muitos os elementos transformadores que podem ser praticados com essa atividade, e a partir disso, como é possível modificar as ações do pensar e agir com outras pessoas, bem como a mudança, o entendimento e a interpretação das histórias contidas nos livros.pt_BR
dc.degree.localPato Brancopt_BR
dc.publisher.localPato Brancopt_BR
dc.contributor.advisor1Peloso, Franciele Clara
dc.contributor.referee1Peloso, Franciele Clara
dc.contributor.referee2Consoli, Marcia Oberderfer
dc.contributor.referee3Stankiewicz, Mariese Ribas
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Letraspt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
Aparece nas coleções:PB - Licenciatura em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PB_COLET_2018_1_04.pdf886,15 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.