Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14683
Título: O trabalho com gêneros textuais na modalidade de ensino especial
Título(s) alternativo(s): The work with textual genres in the modality of special education
Autor(es): Compagnoni, Mayara
Orientador(es): Silva, Susiele Machry da
Palavras-chave: Gêneros literários
Educação especial
Análise do discurso
Literary form
Special education
Discourse analysis
Data do documento: 27-Nov-2017
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: COMPAGNONI, Mayara. O trabalho com gêneros textuais na modalidade de ensino especial. 2017. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2017.
Resumo: O presente trabalho apresenta como proposta principal uma análise sobre o uso dos gêneros textuais nas escolas de modalidade Educação Especial, com vistas a verificar quais são os gêneros utilizados, quais os considerados mais eficazes, e como esses gêneros são aplicados e adequados durante as aulas para melhor atender às necessidades dos alunos, visto que em cada classe há limitações diferenciadas entre os estudantes. O interesse por esse tema, deu-se por uma motivação pessoal, posto que a pesquisadora tem um ente querido muito próximo com deficiência intelectual e o acompanhava, muitas vezes, no ambiente escolar, quando ele ainda o frequentava. As informações para a proposta do trabalho foram coletadas através de questionários aplicados com as professoras e observação de aulas na Escola Carlos Almeida de Educação Básica Modalidade Especial - Pato Branco. Como embasamento teórico para o desenvolvimento do trabalho foram utilizados autores como, MARCUSCHI, 2012; BAHKTIN, 1997; BEZERRA, 2010, entre outros. Os resultados obtidos nos questionários e observações das aulas permitiram verificar que nessa modalidade de ensino os gêneros são essenciais no trabalho da língua materna, e que, em uma mesma turma, as professoras aplicam trabalhos com diferentes gêneros, adaptando-os às dificuldades dos alunos.
Abstract: The present work presents as main proposal an analysis about the use of the textual genres in the schools of Special Education modality, intends to verify which are the genres used, which are more effective, and how the genres are applied and suitable during classes to better attend the needs of the students, since in each class there are limitations on differences between students. The interest in this subject was a personal motivation, since the researcher had a very close loved one with an intellectual disability and often accompanied him in a school environment, when he still attended. The information for the proposal of the work and the data collection through questionnaires applied as teachers and observation of classes in the Carlos Almeida School of Basic Education Special Modality - Pato Branco. As a theoretical basis for the development of work, such as authors, MARCUSCHI, 2012; BAHKTIN, 1997; BEZERRA, 2010, among others. The results obtained in the questionnaires and observations of the classes allow us to verify that in this mode of teaching, the genre are essential in the work of the native language, and that in the same class, as teachers apply works with different genres, adapting them to the difficulties of the students.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14683
Aparece nas coleções:PB - Licenciatura em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PB_COLET_2017_2_25.pdf813,83 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.