Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14636
Título: Requisitos para um processo de ordenha mecânica automatizada
Autor(es): Ferreira, Nayara Oliva
Orientador(es): Barbosa, Marco Antonio de Castro
Palavras-chave: Automação
Máquinas para ordenha
Robótica
Cinemática
Automation
Milking machines
Robotics
Kinematics
Data do documento: 28-Jun-2016
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: FERREIRA, Nayara Oliva. Requisitos para um processo de ordenha mecânica automatizada. 2016. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2016.
Resumo: Este trabalho apresenta o levantamento de requisitos para a construção de um protótipo automatizado para a ordenha mecânica. O levantamento de requisitos tem como finalidade contribuir para o desenvolvimento de um protótipo, com a finalidade de tentar auxiliar o desenvolvimento de tecnologia brasileira para ordenhas robotizadas, preferencialmente com barateamento de custos. O sistema comporta um braço robótico que atua através de entradas obtidas com técnicas de Visão Computacional. O escopo do trabalho envolve o levantamento de requisitos para o desenvolvimento de um sistema de visão para identificação dos tetos e obtenção das suas coordenadas. O levantamento de requisitos do protótipo foi construído em um ambiente controlado e inicialmente calibrado. Foram realizados alguns testes utilizando filtros para a detecção de bordas como etapa pré-processamento da imagem para localização dos tetos. Este trabalho envolve o estudo da cinemática direta para estabelecer a posição atual do braço mecânico, e da cinemática inversa para determinar um possível caminho para o posicionamento do braço mecânico abaixo dos tetos.
Abstract: This work presents the requirements gathering to construct a prototype of a mechanical milking automated.The requirements capture has the purpose to contribute to the development of Brazilian technology for robotic milking, preferably with lower costs.The sistem contain a robotic arm that works through inputs obtained with Computer Vision techniques. The scope of this work involves the gathering of requirements to development of a vision system for identifying the teats and to obtain their coordinates. The gathering of requirements of the prototype was constructed for a controlled environment and initially calibrated. Some tests were made utilizing filters to edge detection as a pre-processing step of the image to the location of the teats.This work involves the study of the direct kinematics to establish the current position of the mechanical arm, and inverse kinematics to determine a possible path for positioning the mechanical arm below the teats.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14636
Aparece nas coleções:PB - Engenharia de Computação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PB_COENC_2016_1_06.pdf2,28 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.