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dc.creatorSchmoller, Eduardo Alberto
dc.date.accessioned2020-11-18T14:01:24Z-
dc.date.available2020-11-18T14:01:24Z-
dc.date.issued2018-06-21
dc.identifier.citationSCHMOLLER, Eduardo Alberto. Técnicas de modelageme simulação aplicadas ao gerenciamento de tráfego urbano. 2018. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14594-
dc.description.abstractIn this work the modeling and analysis stages of an urban traffic system, com- posed of a set of roads and crossings with traffic control through traffic lights, are presented. Modeling of the system using Petri nets, evaluation of the models with static parameters and with variation of values. Simulation of the models developed with the use of the tool TimeNet 4.4. Firstly, by means of a model survey for a simple 4-way crossing, the model was then incremented to a set of 10 roads and 3 crossings. The work shows, then, that from the composition of simple models, which represent only a cross, one can evolve to the representation of a system with larger dimensions and complexity.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectModelagempt_BR
dc.subjectPetri, Redes dept_BR
dc.subjectTrânsito urbanopt_BR
dc.subjectModelyngpt_BR
dc.subjectPetri netspt_BR
dc.subjectCity trafficpt_BR
dc.titleTécnicas de modelageme simulação aplicadas ao gerenciamento de tráfego urbanopt_BR
dc.title.alternativeModeling and simulation techniques applied to urban traffic managementpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoNeste trabalho são apresentadas as etapas de modelagem e análise de um sistema de tráfego urbano, composto por um conjunto de vias e de cruzamentos com controle de passagem através de semáforos. Modelagem do sistema utilizando Redes de Petri, avaliação dos modelos com parâmetros estáticos e com variação de valores. Simulação dos modelos desenvolvidos com o uso da ferramenta TimeNet 4.4. Primeiramente através de levantamento de modelo para um cruzamento simples com 4 vias e posteriormente o modelo foi incrementado para um conjunto de 10 vias e 3 cruzamentos. O trabalho mostra, então, que a partir da composição de modelos simples, que representam apenas um cruzamento, pode-se evoluir para a representação de um sistema com dimensões e complexidade maiores.pt_BR
dc.degree.localPato Brancopt_BR
dc.publisher.localPato Brancopt_BR
dc.contributor.advisor1Teixeira, Marcelo
dc.contributor.referee1Teixeira, Marcelo
dc.contributor.referee2Dosciatti, Eden Ricardo
dc.contributor.referee3Cavalcanti , Pablo Gautério
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Informáticapt_BR
dc.publisher.programEngenharia de Computaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
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