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Título: Uma abordagem para o ensino de produtos notáveis em uma classe inclusiva: o caso de uma aluna com deficiência visual
Autor(es): Viginheski, Lúcia Virginia Mamcasz
Orientador(es): Silva, Sani de Carvalho Rutz da
Palavras-chave: Educação inclusiva
Deficientes visuais
Matemática - Estudo e ensino
Inclusive education
People with visual disabilities
Mathematics - Study and teaching
Data do documento: 5-Dez-2013
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: VIGINHESKI, Lúcia Virginia Mamcasz. Uma abordagem para o ensino de produtos notáveis em uma classe inclusiva: o caso de uma aluna com deficiência visual. 2013. 155 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2013.
Resumo: Esta pesquisa apresenta como tema o ensino de Matemática e a inclusão de alunos deficientes visuais no ensino regular. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, utilizando-se do estudo de caso como estratégia. Seu objetivo é o desenvolvimento de procedimentos didático - metodológicos que possibilitem aos deficientes visuais inclusos no ensino regular a apropriação dos conhecimentos matemáticos, assim como os demais alunos. Fundamentou-se nos pressupostos da corrente sócio – histórica para o desenvolvimento de uma intervenção pedagógica em uma turma do oitavo ano do Ensino Fundamental de um colégio público do interior do Paraná, que contava com uma aluna deficiente visual inclusa. Na intervenção foram abordados conceitos matemáticos em Geometria, Álgebra e Grandezas e Medidas como Área, Perímetro e Volume, com inferência aos Produtos Notáveis. As atividades desenvolvidas foram elaboradas fundamentadas na Teoria de Piotr Yakovlevich Galperin (2009) para a formação de conceitos. Para o desenvolvimento das atividades elaborou-se o material didático “Produtos Notáveis”, com adaptações para alunos com deficiência visual. Após a aplicação das atividades, percebeu-se que é possível ensinar Matemática, aos alunos com deficiência visual, juntamente com os demais em uma turma e que todos, independente das limitações, são capazes de elaborar conceitos necessários para a autonomia e o exercício da cidadania.
Abstract: The research has as its theme the Math teaching and the inclusion of visually challenged students in regular education. This is a research with qualitative approach using a study case as strategy. It aims at the development of didactic-methodological procedures that enable visually challenged included in regular education, as well as other students, to appropriate of mathematical knowledge. This study was based on the socio-historical current for the development of a pedagogical intervention in an 8th grade classroom of a secondary public school in the countryside of Paraná, which had a visually challenged student included. In the intervention were approached concepts of Geometry, Algebra, Values and Measurements such as Area, Perimeter and Volume, with inference of Notable Products. The developed activities were grounded in the Theory of Piotr Yakovlevich Galperin (2009) for the formation of concepts. For the activities development was elaoreted the teaching material “Notable Products” with adaptations for visually challenged students. After the activities implementation it was realized that it is possible to teach Mathematics to visually challenged students with others in a classroom that everyone, regardless of their limitations, are able to elaborate necessary concepts for their autonomy and citizenship practice.
Descrição: Acompanha: Produtos notáveis
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1455
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia



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