Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/13951
Título: Análise do modelo de gestão utilizado por uma indústria criativa no segmento de serviços de publicidade e propaganda em uma agência no município de Pato Branco - PR
Autor(es): Scalco, Liuz Pablo Richardi
Orientador(es): Carvalheiro, Elizângela Mara
Palavras-chave: Criatividade nos negócios
Publicidade industrial
Administração de empresas
Creative ability in business
Industrial publicity
Industrial management
Data do documento: 4-Nov-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: SCALCO, Liuz Pablo Richardi. Análise do modelo de gestão utilizado por uma indústria criativa no segmento de serviços de publicidade e propaganda em uma agência no município de Pato Branco - PR. 2014. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2014.
Resumo: Esta pesquisa apresenta uma análise do modelo de gestão utilizada por uma Indústria Criativa no segmento de serviços de Publicidade no município de Pato Branco - PR. Apresenta-se inicialmente uma abordagem sobre dois modelos de gestão oriundos da Teoria Clássica da Administração, sendo eles o modelo de gestão diretivo e o modelo de gestão participativo. Na sequência é apresentado um panorama da Economia Criativa a nível mundial bem como suas principais características. Expõe também o conceito de Indústrias Criativas e sua origem e modelos de trabalho, bem como as características dos serviços criativos, e o modelo de gestão oriundo da Economia Criativa. Para a obtenção dos dados analisados foram realizadas duas entrevistas, sendo uma para o gestor e outra para o colaborador da empresa através de um questionário semiestruturado. Após realizada a entrevista a mesma foi transcrita para análise dos resultados e assim concluir com os objetivos elencados desta pesquisa. Os resultados obtidos pela pesquisa foram essenciais para que fosse relacionado junto ao referencial teórico a fim de apresentar o modelo de gestão utilizado na empresa Prisco Kreativ Studio, a qual após a análise de resultados apresentados no presente trabalho pode-se perceber que a organização utiliza dos princípios básicos do modelo de gestão oriundos da Economia Criativa.
Abstract: This research present an analysis of the management model used by a Creative Industry in the advertising services segment in the city of Pato Branco - PR. An approach to two management models derived from the classical administration theory is initially presented, namely the model of governing management and the participatory management model. Afterwards, an overview of the Creative Economy in the word is presented as well as its main features. It also presents the concept of Creative Industries and its origin and the working models as well as the characteristics of creative services, and the management model derived from the Creative Economy. In order to obtain the analyzed data, two interviews took place, one with the manager and one with the employee of the company through a semi-structured questionnaire. The interview was later transcribe for analysis of the results in order to reach the listed objectives for development of this research. The results obtained by the survey were essential for it to be associated with the theoretical framework in order to present the management model used in Prisko Kreativ Studio Company, which after analysis of the results presented in this work we could observe that the organization uses the basic principles of the management model derived from the Creative Economy.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/13951
Aparece nas coleções:PB - Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PB_COADM_2014_1_11.pdf
  Disponível a partir de 5000-01-01
884,78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.