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Título: Pesquisa de mercado, análise sensorial e avaliação da embalagem e rotulagem de bebidas à base de soja
Autor(es): Maronêz, Eloisa Maria
Oliveira, Jéssica de Macedo de
Orientador(es): Sarmento, Cleonice Mendes Pereira
Palavras-chave: Alimentos Naturais
Alimentos - Avaliação Sensorial
Embalagens - Controle de Qualidade
Natural Food
Food - Taste Testing
Packaging - Quality Control
Data do documento: 23-Nov-2011
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: MARONÊZ, Eloisa Maria; OLIVEIRA, Jéssica de Macedo de. Pesquisa de mercado, análise sensorial e avaliação da embalagem e rotulagem de bebidas à base de soja. 2011. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2011.
Resumo: Estudos recentes mostrando a relação entre dieta e saúde, somados ao crescente interesse de alguns indivíduos em consumir alimentos mais “saudáveis”, têm levado a indústria alimentícia ao desenvolvimento de novos produtos cujas funções pretendem ir além do fornecimento de nutrientes básicos e da satisfação do paladar do consumidor. O objetivo deste trabalho foi verificar através de pesquisa de mercado, com aplicação de questionário específico, o conhecimento e preferência dos estudantes da Universidade Tecnologia Federal do Paraná, em relação aos produtos derivados de soja. A pesquisa indicou a bebida à base de soja como produto mais conhecido e consumido pelos entrevistados. Neste trabalho também foi realizado a análise da embalagem e rotulagem e a análise sensorial de seis marcas de bebida à base de soja sabor uva, encontradas nos supermercados da região Oeste do Paraná. Foi verificado que as embalagens, e a rotulagem das diferentes marcas das bebidas à base de soja sabor uva apresentavam dados satisfatórios. Com a análise sensorial observou-se que os provadores perceberam diferenças nos atributos avaliados e demonstraram preferência por marcas específicas. Este estudo possibilitou a comprovação da aceitabilidade das bebidas à base de soja e foi possível verificar que o consumo só depende da disponibilidade de produtos com cor e o sabor característico adequado.
Abstract: Recent studies showing the relation between diet and health, added to the increasing interest of some individuals in consuming “healthier” foods, have taken the food processing industry to the development of new products which functions intend to go beyond the supply of basic nutrients and the satisfaction of the consumer taste. The objective of this work was to verify through marketing research, with application of specific questionnaire, the knowledge and preference of the students at Universidade Tecnologica Federal do Paraná (Federal Technological University of Paraná), in relation to the products derived from soy. The research indicated the soy base drink as the most known and consumed product by the interviewed ones. In this work it was also done the analysis of the packing and labeling and the sensorial analysis of six brands of soy base drinks of grape flavor, products found in the supermarkets of the west region in Paraná. It was verified that the packages and the labeling of the soy base drinks with grape flavor showed satisfactory results. With the sensorial analysis it was observed that the tasters perceived differences in the evaluated attributes and demonstrated preference for specific brands. This study made possible the evidence of the acceptability of soy base drinks and that the consumption only depends on the availability of the products with color and the adjusted characteristic flavor.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/13307
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