Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11752
Título: Tecnologia digital assistiva: uma abordagem de visão computacional para rastreamento ocular
Título(s) alternativo(s): Assistive digital technology: a computer vision approach for gaze tracking
Autor(es): Thomaz, Rafael de Lima
Orientador(es): Fedechen, Emerson André
Palavras-chave: Percepção visual
Paralisia cerebral
Engenharia mecânica
Visual perception
Cerebral palsy
Mechanical engineering
Data do documento: 4-Dez-2017
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Guarapuava
Citação: THOMAZ, Rafael de Lima. Tecnologia digital assistiva: uma abordagem de visão computacional para rastreamento ocular. 2017. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Guarapuava, 2017.
Resumo: Este trabalho consiste na implementação de uma tecnologia assistiva digital, baseada no rastreamento ocular, destinada a pessoas com disfunções motoras e de comunicação, com o propósito de melhorar suas condições de comunicação e locomoção. Através de uma câmera, de algoritmos de reconhecimento de face e de olhos, juntamente com a utilização de uma função objetivo que identifica o centro da pupila em uma imagem, a direção do olhar do usuário é rastreada, implementando-se um cursor que pode ser utilizado para selecionar ações em uma interface gráfica. Espera-se portanto que a condição de comunicação e autonomia do paciente com quadro de Paralisia Cerebral seja melhorada, oferecendo melhor qualidade de vida ao usuário.
Abstract: This paper presents the implementation of a digital assistive technology, based on eye tracking, aiming people who suffer from motor and communication difficulties, with the purpose of improving their communication skills. Based on a web cam, image processing algorithms for face and eye recognition, together with an objective function which identifies the center of the pupil in an image, it is possible to track the movement of the user’s pupil, using it as a cursor which selects commands on a graphical interface on the screen. Thus, it is expected that the condition of communication and autonomy of the patient with Cerebral Palsy will be improved, offering better life quality to the user.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11752
Aparece nas coleções:GP - Engenharia Mecânica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GP_COEME_2017_2_08.pdf12,29 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.