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Título: Perfil e concepção dos consumidores de frutas e hortaliças orgânicas do sudoeste do Paraná
Título(s) alternativo(s): Profile and design of consumers of organic fruits and vegetables from southwest Paraná
Autor(es): Pasqualotto, Aline Fernanda
Cividini, Ana Rita
Orientador(es): Lucchetta, Luciano
Palavras-chave: Alimentos naturais
Consumidores
Saúde
Natural foods
Consumers
Health
Data do documento: 9-Dez-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Francisco Beltrao
Citação: PASQUALOTTO, Aline Fernanda; CIVIDINI, Ana Rita. Perfil e concepção dos consumidores de frutas e hortaliças orgânicas do sudoeste do Paraná. 2019. Trabalha de Conclusão de Curso (Tecnologia em Alimentos) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Francisco Beltrão, 2019.
Resumo: Os alimentos orgânicos estão se tornando cada vez mais populares devido aos seus benefícios para a saúde e para o meio ambiente. O crescimento do mercado de produtos orgânicos segue uma tendência mundial de aumento da demanda por produtos e serviços que proporcionam saúde e bem-estar. São os alimentos produzidos com métodos que não utilizam agrotóxicos sintéticos, transgênicos ou fertilizantes químicos. As técnicas usadas no processo de produção respeitam o meio ambiente e visam manter a qualidade do alimento. Dessa forma, o produto diminui a possibilidade de danos à saúde dos consumidores e de impacto à natureza. O objetivo geral do presente estudo consistiu em identificar a importância do consumo dos alimentos orgânicos, associado as variáveis que contribuem para tal ação. Com o estudo foi possível identificar que o perfil predominante dos consumidores de alimentos orgânicos da região apresenta uniformidade quando avaliados os fatores psicológicos, como preocupação com a saúde e meio ambiente, interesse pela informação sobre o produto e leitura dos rótulos; e fatores demográficos, como gênero feminino, idade superior a trinta anos, ensino superior incompleto/completo e renda elevada. Afirma-se que o objetivo geral do estudo foi alcançado, visto que foi identificado o perfil do consumidor dos alimentos orgânicos, se bem como a importância da inclusão desses alimentos da dieta dos consumidores, pois conforme verificado com a aplicação das pesquisas, os alimentos orgânicos influenciam diretamente na saúde e nos hábitos de vida de seus consumidores.
Abstract: Organic foods are becoming increasingly popular due to their health and environmental benefits. The growth of the organic products market follows a worldwide trend of increasing demand for products and services that provide health and wellbeing. These are foods produced using methods that do not use synthetic pesticides, GMOs or chemical fertilizers. The techniques used in the production process respect the environment and aim to maintain the quality of the food. Thus, the product reduces the possibility of damage to consumers' health and impact on nature. The general objective of the present study was to identify the importance of organic food consumption, associated with the variables that contribute to such action. With the study it was possible to identify that the predominant profile of consumers of organic foods of the region presents uniformity when evaluated the psychological factors, as concern with the health and environment, interest for the product information and reading of the labels; and demographic factors such as female gender, age over thirty, incomplete / complete higher education and high income. It is stated that the general objective of the study was achieved, since the consumer profile of organic foods was identified, as well as the importance of including these foods in the consumer's diet, because as verified with the application of research, organic foods directly influence the health and lifestyle of its consumers.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11623
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