Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10784
Título: | Desenvolvimento de software para apoio na alfabetização de alunos com deficiência intelectual |
Título(s) alternativo(s): | Software development for support in the literacy of intellectual disabled students |
Autor(es): | Alberti, Amanda |
Orientador(es): | Brittes, Marisangela Pacheco |
Palavras-chave: | Inteligência artificial - Aplicações educacionais Incapacidade intelectual Alfabetização Artificial intelligence - Educational application Stupidity Literacy |
Data do documento: | 3-Dez-2018 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Dois Vizinhos |
Citação: | ALBERTI, Amanda. Desenvolvimento de software para apoio na alfabetização de alunos com deficiência intelectual. 2018. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Dois Vizinhos, 2018. |
Resumo: | Esse trabalho apresenta os procedimentos de pesquisa, desenvolvimento e validação do software ABC do bem, que se trata de um sistema de apoio na alfabetização de alunos com deficiência intelectual. A partir das pesquisas e visitas as intuições de ensino especial, foi possível observar os métodos de ensino já utilizados em salas de aula e levantar os requisitos necessários para a implementação do novo software. Observou-se também que a aplicação de meios digitais apresentam vantagens como uma maior atratividade e interação por parte dos alunos, assim como mais recursos disponíveis para auxiliar as professoras em suas atividades de alfabetização. Os resultados obtidos através da validação mostram que esse software é uma ferramenta didática útil e de grande importância para auxilio aos professores e alunos. |
Abstract: | This paper presents the procedures for research, development and validation of the software ABC do bem, which is a support system in the literacy of students with intellectual disabilities. From the researches and visits to the intuitions of special education, it was possible to observe the teaching methods already used in classrooms and to raise the necessary requirements for the implementation of the new software. It was also observed that the application of digital media presents advantages such as greater attractiveness and interaction on the part of the students, as well as more resources available to assist the teachers in their literacy activities. The results obtained through the validation show that this software is a useful didactic tool and of great importance for the help of teachers and students. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10784 |
Aparece nas coleções: | DV - Engenharia de Software |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DV_COENS_2018_2_1.pdf | 3,41 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.