Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10784
Título: Desenvolvimento de software para apoio na alfabetização de alunos com deficiência intelectual
Título(s) alternativo(s): Software development for support in the literacy of intellectual disabled students
Autor(es): Alberti, Amanda
Orientador(es): Brittes, Marisangela Pacheco
Palavras-chave: Inteligência artificial - Aplicações educacionais
Incapacidade intelectual
Alfabetização
Artificial intelligence - Educational application
Stupidity
Literacy
Data do documento: 3-Dez-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Dois Vizinhos
Citação: ALBERTI, Amanda. Desenvolvimento de software para apoio na alfabetização de alunos com deficiência intelectual. 2018. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Dois Vizinhos, 2018.
Resumo: Esse trabalho apresenta os procedimentos de pesquisa, desenvolvimento e validação do software ABC do bem, que se trata de um sistema de apoio na alfabetização de alunos com deficiência intelectual. A partir das pesquisas e visitas as intuições de ensino especial, foi possível observar os métodos de ensino já utilizados em salas de aula e levantar os requisitos necessários para a implementação do novo software. Observou-se também que a aplicação de meios digitais apresentam vantagens como uma maior atratividade e interação por parte dos alunos, assim como mais recursos disponíveis para auxiliar as professoras em suas atividades de alfabetização. Os resultados obtidos através da validação mostram que esse software é uma ferramenta didática útil e de grande importância para auxilio aos professores e alunos.
Abstract: This paper presents the procedures for research, development and validation of the software ABC do bem, which is a support system in the literacy of students with intellectual disabilities. From the researches and visits to the intuitions of special education, it was possible to observe the teaching methods already used in classrooms and to raise the necessary requirements for the implementation of the new software. It was also observed that the application of digital media presents advantages such as greater attractiveness and interaction on the part of the students, as well as more resources available to assist the teachers in their literacy activities. The results obtained through the validation show that this software is a useful didactic tool and of great importance for the help of teachers and students.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10784
Aparece nas coleções:DV - Engenharia de Software

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DV_COENS_2018_2_1.pdf3,41 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.