Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10784
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAlberti, Amanda
dc.date.accessioned2020-11-13T11:57:21Z-
dc.date.available2020-11-13T11:57:21Z-
dc.date.issued2018-12-03
dc.identifier.citationALBERTI, Amanda. Desenvolvimento de software para apoio na alfabetização de alunos com deficiência intelectual. 2018. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Dois Vizinhos, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10784-
dc.description.abstractThis paper presents the procedures for research, development and validation of the software ABC do bem, which is a support system in the literacy of students with intellectual disabilities. From the researches and visits to the intuitions of special education, it was possible to observe the teaching methods already used in classrooms and to raise the necessary requirements for the implementation of the new software. It was also observed that the application of digital media presents advantages such as greater attractiveness and interaction on the part of the students, as well as more resources available to assist the teachers in their literacy activities. The results obtained through the validation show that this software is a useful didactic tool and of great importance for the help of teachers and students.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectInteligência artificial - Aplicações educacionaispt_BR
dc.subjectIncapacidade intelectualpt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectArtificial intelligence - Educational applicationpt_BR
dc.subjectStupiditypt_BR
dc.subjectLiteracypt_BR
dc.titleDesenvolvimento de software para apoio na alfabetização de alunos com deficiência intelectualpt_BR
dc.title.alternativeSoftware development for support in the literacy of intellectual disabled studentspt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoEsse trabalho apresenta os procedimentos de pesquisa, desenvolvimento e validação do software ABC do bem, que se trata de um sistema de apoio na alfabetização de alunos com deficiência intelectual. A partir das pesquisas e visitas as intuições de ensino especial, foi possível observar os métodos de ensino já utilizados em salas de aula e levantar os requisitos necessários para a implementação do novo software. Observou-se também que a aplicação de meios digitais apresentam vantagens como uma maior atratividade e interação por parte dos alunos, assim como mais recursos disponíveis para auxiliar as professoras em suas atividades de alfabetização. Os resultados obtidos através da validação mostram que esse software é uma ferramenta didática útil e de grande importância para auxilio aos professores e alunos.pt_BR
dc.degree.localDois Vizinhospt_BR
dc.publisher.localDois Vizinhospt_BR
dc.contributor.advisor1Brittes, Marisangela Pacheco
dc.contributor.referee1Brittes, Marisangela Pacheco
dc.contributor.referee2Oliveira, Rafael Alves Paes de
dc.contributor.referee3Borges, Simone de Sousa
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEngenharia de Softwarept_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAO::SOFTWARE BASICOpt_BR
Aparece nas coleções:DV - Engenharia de Software

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DV_COENS_2018_2_1.pdf3,41 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.