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Título: Modelagem e otimização de mola parabólica para aplicação em veículos pesados
Título(s) alternativo(s): Modelling and optimization of parabolica spring for application in heavy duty vehicles
Autor(es): Araujo, Tiago
Orientador(es): Ferreira, Ana Paula Carvalho da Silva
Palavras-chave: Molas
Método dos elementos finitos
Otimização matemática
Modelagem
Engenharia mecânica
Springs (Mechanism)
Finite element method
Mathematical optimization
Modelyng
Mechanical engineering
Data do documento: 21-Jun-2017
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: ARAUJO, Tiago. Modelagem e otimização de mola parabólica para aplicação em veículos pesados. 2017. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2017.
Resumo: O Brasil transporta cerca de 60 % dos seus bens através de rodovias e estradas, contando com mais de 60 mil empresas gerando mais de 2,5 milhões de empregos. Devido a esse fato, o país se tornou um grande mercado para veículos pesados, atraindo vários fabricantes. Mesmo sendo claramente dependente deste modal, as rodovias do país estão em péssimas condições, como mostram as pesquisas da Confederação Nacional do Transporte (CNT). Por causa dessa condição quase única no mundo, é preciso criar soluções de engenharia especificas para o mercado local. Este trabalho tem como objetivo criar uma ferramenta de análise e otimização de molas parabólicas aplicadas nesse tipo de veículo, possibilitando que os novos sistemas sejam inteiramente projetados e desenvolvidos no país. Para isso, os sistemas de suspensão e direção do veículo são modelados e simulados em um software multi-corpos, MotionView. O algoritmo de otimização utilizado é o EGO (Efficient Global Optimization), o qual aproxima a função objetivo através de um metamodelo de Kriging, criado a partir da aplicação de um Design of Experiments (DOE) ao modelo multi-corpos.
Abstract: 60% of the goods produced in Brazil are transported by roads and highways, accounting with more than 60 thousands companies generating more than 2,5 million jobs. Due to this fact, the country has become one of the biggest markets for heavy duty vehicles, attracting several automakers. Even though beeing clearily dependent of that kind of transportation, the country roads are in terryble shape, as researches of the National TRansports Confederation (CNT) indicates. Beacause of that unique conditions, it’s needed to create specific engineering solutions to the local market. This research has the objective of developing one analyses and optmization tool for parabolic leaf springs applied in this kind of vehicles, making possible that new systems are entirely designed and develop in the country. To that, the suspension and steering systems are modeled in a multibody software, MotionView. The optimization algorithym used is the Efficient Global Optimization, wich approximates the objective function by one Kriging methamodel, created by the application of one Design of Experiments to the multibody model.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10462
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