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dc.creatorAraujo, Tiago
dc.date.accessioned2020-11-12T18:42:28Z-
dc.date.issued2017-06-21
dc.identifier.citationARAUJO, Tiago. Modelagem e otimização de mola parabólica para aplicação em veículos pesados. 2017. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10462-
dc.description.abstract60% of the goods produced in Brazil are transported by roads and highways, accounting with more than 60 thousands companies generating more than 2,5 million jobs. Due to this fact, the country has become one of the biggest markets for heavy duty vehicles, attracting several automakers. Even though beeing clearily dependent of that kind of transportation, the country roads are in terryble shape, as researches of the National TRansports Confederation (CNT) indicates. Beacause of that unique conditions, it’s needed to create specific engineering solutions to the local market. This research has the objective of developing one analyses and optmization tool for parabolic leaf springs applied in this kind of vehicles, making possible that new systems are entirely designed and develop in the country. To that, the suspension and steering systems are modeled in a multibody software, MotionView. The optimization algorithym used is the Efficient Global Optimization, wich approximates the objective function by one Kriging methamodel, created by the application of one Design of Experiments to the multibody model.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.subjectMolaspt_BR
dc.subjectMétodo dos elementos finitospt_BR
dc.subjectOtimização matemáticapt_BR
dc.subjectModelagempt_BR
dc.subjectEngenharia mecânicapt_BR
dc.subjectSprings (Mechanism)pt_BR
dc.subjectFinite element methodpt_BR
dc.subjectMathematical optimizationpt_BR
dc.subjectModelyngpt_BR
dc.subjectMechanical engineeringpt_BR
dc.titleModelagem e otimização de mola parabólica para aplicação em veículos pesadospt_BR
dc.title.alternativeModelling and optimization of parabolica spring for application in heavy duty vehiclespt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoO Brasil transporta cerca de 60 % dos seus bens através de rodovias e estradas, contando com mais de 60 mil empresas gerando mais de 2,5 milhões de empregos. Devido a esse fato, o país se tornou um grande mercado para veículos pesados, atraindo vários fabricantes. Mesmo sendo claramente dependente deste modal, as rodovias do país estão em péssimas condições, como mostram as pesquisas da Confederação Nacional do Transporte (CNT). Por causa dessa condição quase única no mundo, é preciso criar soluções de engenharia especificas para o mercado local. Este trabalho tem como objetivo criar uma ferramenta de análise e otimização de molas parabólicas aplicadas nesse tipo de veículo, possibilitando que os novos sistemas sejam inteiramente projetados e desenvolvidos no país. Para isso, os sistemas de suspensão e direção do veículo são modelados e simulados em um software multi-corpos, MotionView. O algoritmo de otimização utilizado é o EGO (Efficient Global Optimization), o qual aproxima a função objetivo através de um metamodelo de Kriging, criado a partir da aplicação de um Design of Experiments (DOE) ao modelo multi-corpos.pt_BR
dc.description.embargo2027-05-07-
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Ferreira, Ana Paula Carvalho da Silva
dc.contributor.advisor-co1Passos, Adriano Gonçalves
dc.contributor.referee1Passos, Adriano Gonçalves dos
dc.contributor.referee2Ansay, Samuel Soares
dc.contributor.referee3Ferreira, Ana Paula Carvalho da Silva
dc.contributor.referee4Gomes, Marcio Henrique de Avelar
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programGraduação em Engenharia Mecânicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::MECANICA DOS SOLIDOS::DINAMICA DOS CORPOS RIGIDOS, ELASTICOS E PLASTICOSpt_BR
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