Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10435
Título: Desenvolvimento de um sistema de monitoramento da manufatura por impressão 3D utilizando visão de máquina
Título(s) alternativo(s): Development of a monitoring system for 3D printing manufacturing using machine vision
Autor(es): Reis, Rodrigo
Orientador(es): Mikos, Walter Luís
Palavras-chave: Impressão
Imagem tridimensional
Processamento de imagens
Visão por computador
Engenharia mecânica
Printing
Three-dimensional imaging
Image processing
Computer vision
Mechanical engineering
Data do documento: 17-Jun-2016
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: REIS, Rodrigo. Desenvolvimento de um sistema de monitoramento da manufatura por impressão 3D utilizando visão de máquina. 2016. 87 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2016.
Resumo: O presente trabalho apresenta o desenvolvimento de um sistema de monitoramento para utilização na impressão 3D, de forma a detectar dois problemas apresentados durante impressões, que podem resultar desperdícios de material, tempo e até peças defeituosas. O primeiro problema é o descolamento de peças da mesa de impressão, que ocorre com peças que possuem uma geometria desfavorável para a fixação. O segundo problema é a falta de deposição de material, que acontece quando o filamento polimérico não é extrudado durante a impressão, fazendo com que a máquina continue se movendo sem formar a peça. Para a detecção dos problemas durante o processo, aplicou-se um sistema de visão de máquina, através do uso de um programa desenvolvido em um módulo do ambiente de programação LabVIEW, o Vision Builder, com câmera, fixação e iluminação apropriadas, para monitorar a impressão das peças. O desenvolvimento do sistema de monitoramento se deu por um processo iterativo de criação e testes, que foram realizados durante a impressão de peças de dimensões e cores variadas, até que uma solução simples e funcional fosse obtida. O resultado é um sistema de monitoramento que se utiliza de visão de máquina e tem capacidade de detectar automaticamente o descolamento de peças e a falta de deposição de material.
Abstract: The present work presents the development of a monitoring system to be used on the 3D printing process in order to detect two problems during the printing, which can result in waste of material, time and even defective parts. The first problem is the part detachment from the printing table that happens with unfavorable geometry parts to fixture. The second problem is the lack of material deposition, which happens when the polymeric filament is not extruded during the printing, causing the machine to continue moving without forming the part. To detect the problems along the process, a machine vision system was applied, using a software developed in a LabVIEW module, Vision Builder, with the appropriate camera, fixture and illumination, to track the printing of a part. The development of the monitoring system happened through an iterative process of creation and testing, during the printing of parts with different colors and dimensions, until a functional and simple solution was obtained. The result is a monitoring system using machine vision with the capability of automatically detecting the detachment of parts and the lack of material deposition.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10435
Aparece nas coleções:CT - Engenharia Mecânica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_DAMEC_2016_1_40.pdf2,22 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.