Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10399
Título: Fadiga em estratificado carbono/epóxi trabalhando em compressão com aplicações aeronáuticas
Título(s) alternativo(s): Fatigue de stratifiés Carbone/Epoxy travaillant em matage
Autor(es): Stremel, Roberto
Orientador(es): Castanié, Bruno
Palavras-chave: Fadiga
Materiais compostos
Fibras de carbono
Resinas epóxi
Indústria aeronáutica
Engenharia mecânica
Fatigue
Composite materials
Carbon fibers
Epoxy resins
Aircraft industry
Mechanical engineering
Data do documento: 16-Set-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: STREMEL, Roberto. Fadiga em estratificado carbono/epóxi trabalhando em compressão com aplicações aeronáuticas. 2015. 107 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015.
Resumo: Os materiais compósitos são conhecidos por sua boa resistência à fadiga, em particular os compósitos de alta performance reforçados por fibras longas de carbono, vidro, boro ou Kevlar. E é graças a esta resistência excepcional que esses materiais são amplamente utilizados na indústria aeronáutica. De todo modo, é imprescindível e essencial poder prever de maneira confiável a duração de vida das peças, principalmente aquelas usadas em ambientes com condições severas, as quais influem de maneira não negligenciável no ciclo de vida. Além disso, o conhecimento preciso do comportamento dos compósitos em fadiga permitiria evitar o sobredimensionamento das estruturas, o que diminui os ganhos de massa frente às soluções metálicas concorrentes e reduziria também os custos de fabricação. Assim, este relatório apresenta uma contribuição experimental a um estudo que busca compreender o comportamento de estratificados compósitos em matriz epóxi reforçados com fibras de carbono, quando submetidos à fadiga em compressão, analisando a deformação plástica localizada devido ao contato entre o corpo de prova compósito com um pino de aço e os defeitos e danos gerados. Após uma descrição e um detalhamento do contexto geral do estágio, da problemática e dos objetivos propostos, da revisão bibliográfica e dos métodos experimentais, os resultados obtidos e as conclusões serão apresentados.
Abstract: Les matériaux composites sont réputés avoir une bonne tenue en fatigue. C’est en particulier le cas des composites à haute performance renforcés par fibre longues de carbone, verre, bore ou Kevlar. Grâce à cette résistance exceptionnelle ils sont beaucoup utilisés dans le domaine aéronautique. Toutefois, il est très important pouvoir prédire de manière fiable la durée de vie de pièces avec une durée de vie élevée. Cette problématique peut devenir essentielle quand les matériaux composites sont utilisés en environnements sévères, lesquels ont une influence non négligeable sur la durée de vie. De plus, la connaissance fine du comportement des composites en fatigue permettrait d’éviter le surdimensionnement des structures, ce qui augmente les gains de masse potentiels vis-à-vis des solutions concurrentes métalliques et réduit aussi les coûts de fabrication. Ce rapport présente une contribution expérimentale à une étude visant à comprendre le comportement des stratifiés à matrice époxy et renfort en fibres de carbone soumis à de la fatigue en matage. Après une présentation du stage, de l’étude bibliographique et des méthodologies expérimentales utilisées, les résultats des tests seront présentés.
Descrição: Trabalho desenvolvido em conjunto com o Institut Nacional des Sciences Appliquées, INSA-Toulouse
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10399
Aparece nas coleções:CT - Engenharia Mecânica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_DAMEC_2016_2_53.pdf7,28 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.