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dc.creatorStremel, Roberto
dc.date.accessioned2020-11-12T18:35:27Z-
dc.date.available2022-11-04T12:55:51Z-
dc.date.issued2015-09-16
dc.identifier.citationSTREMEL, Roberto. Fadiga em estratificado carbono/epóxi trabalhando em compressão com aplicações aeronáuticas. 2015. 107 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10399-
dc.descriptionTrabalho desenvolvido em conjunto com o Institut Nacional des Sciences Appliquées, INSA-Toulousept_BR
dc.description.abstractLes matériaux composites sont réputés avoir une bonne tenue en fatigue. C’est en particulier le cas des composites à haute performance renforcés par fibre longues de carbone, verre, bore ou Kevlar. Grâce à cette résistance exceptionnelle ils sont beaucoup utilisés dans le domaine aéronautique. Toutefois, il est très important pouvoir prédire de manière fiable la durée de vie de pièces avec une durée de vie élevée. Cette problématique peut devenir essentielle quand les matériaux composites sont utilisés en environnements sévères, lesquels ont une influence non négligeable sur la durée de vie. De plus, la connaissance fine du comportement des composites en fatigue permettrait d’éviter le surdimensionnement des structures, ce qui augmente les gains de masse potentiels vis-à-vis des solutions concurrentes métalliques et réduit aussi les coûts de fabrication. Ce rapport présente une contribution expérimentale à une étude visant à comprendre le comportement des stratifiés à matrice époxy et renfort en fibres de carbone soumis à de la fatigue en matage. Après une présentation du stage, de l’étude bibliographique et des méthodologies expérimentales utilisées, les résultats des tests seront présentés.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.subjectFadigapt_BR
dc.subjectMateriais compostospt_BR
dc.subjectFibras de carbonopt_BR
dc.subjectResinas epóxipt_BR
dc.subjectIndústria aeronáuticapt_BR
dc.subjectEngenharia mecânicapt_BR
dc.subjectFatiguept_BR
dc.subjectComposite materialspt_BR
dc.subjectCarbon fiberspt_BR
dc.subjectEpoxy resinspt_BR
dc.subjectAircraft industrypt_BR
dc.subjectMechanical engineeringpt_BR
dc.titleFadiga em estratificado carbono/epóxi trabalhando em compressão com aplicações aeronáuticaspt_BR
dc.title.alternativeFatigue de stratifiés Carbone/Epoxy travaillant em matagept_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoOs materiais compósitos são conhecidos por sua boa resistência à fadiga, em particular os compósitos de alta performance reforçados por fibras longas de carbono, vidro, boro ou Kevlar. E é graças a esta resistência excepcional que esses materiais são amplamente utilizados na indústria aeronáutica. De todo modo, é imprescindível e essencial poder prever de maneira confiável a duração de vida das peças, principalmente aquelas usadas em ambientes com condições severas, as quais influem de maneira não negligenciável no ciclo de vida. Além disso, o conhecimento preciso do comportamento dos compósitos em fadiga permitiria evitar o sobredimensionamento das estruturas, o que diminui os ganhos de massa frente às soluções metálicas concorrentes e reduziria também os custos de fabricação. Assim, este relatório apresenta uma contribuição experimental a um estudo que busca compreender o comportamento de estratificados compósitos em matriz epóxi reforçados com fibras de carbono, quando submetidos à fadiga em compressão, analisando a deformação plástica localizada devido ao contato entre o corpo de prova compósito com um pino de aço e os defeitos e danos gerados. Após uma descrição e um detalhamento do contexto geral do estágio, da problemática e dos objetivos propostos, da revisão bibliográfica e dos métodos experimentais, os resultados obtidos e as conclusões serão apresentados.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Castanié, Bruno
dc.contributor.advisor-co1Mafra, Márcio
dc.contributor.referee1Castanié, Bruno
dc.contributor.referee2Mafra, Márcio
dc.contributor.referee3., .
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programGraduação em Engenharia Mecânicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE MATERIAIS E METALURGICApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA AEROESPACIAL::ESTRUTURAS AEROESPACIAIS::FADIGApt_BR
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