Mostrando resultados 42 a 58 de 58
< Anterior
Câmpus | Programa/Curso | Data do documento | Título | Autor(es) |
Curitiba | Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade | 10-Jun-2022 | Para além do acesso à ciência e à tecnologia, a compreensão da realidade na sua concretude como um elemento preponderante para a profunda transformação social: relações entre Karl Marx e a pedagogia histórico-crítica | Schwede, Marcos Aurelio |
Curitiba | Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade | 11-Dez-2023 | A percepção pública da ciência na comunicação das mudanças climáticas: caso de estudo de jornais online | Moutinho, Maria Elisa Pospissil |
Ponta Grossa | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia | 24-Jun-2019 | Pintura mural com enfoque CTS nas aulas de arte em escola do campo: articulação reflexiva da segurança e saúde no trabalho rural | Liz, Aafke Marjan de Jager de |
Curitiba | Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade | 15-Mar-2024 | A política científica e tecnológica e a questão da democratização da ciência: uma análise a partir da extensão universitária brasileira com protagonismo feminino | Ardigó, Rafaela Mota |
Curitiba | Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica | 3-Dez-2021 | O portfólio como metodologia de ensino e aprendizagem: reflexões sobre suas potencialidades | Vasselai, Maira Paupitz |
Curitiba | Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica | 14-Dez-2023 | Possibilidades teórico-metodológicas na educação CTSA: uma vivência de trabalho colaborativo entre professores de ciências dos anos iniciais do ensino fundamental | Digner, Vanessa |
Ponta Grossa | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia | 30-Ago-2016 | Práticas pedagógicas inclusivas com enfoque CTS para alunos público-alvo da educação especial | Vier, Rejane Fernandes da Silva |
Ponta Grossa | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia | 3-Jun-2009 | Problemas geradores de discussões: uma proposta para a disciplina de física nos cursos de engenharia | Machado, Vinicius |
Ponta Grossa | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia | 31-Out-2017 | Proposta CTS para abordar questões sociocientíficas com estudantes de licenciatura através de discussões acerca dos desastres de Fukushima e Mariana | Oniesko, Samanda Helena de Freitas |
Ponta Grossa | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia | 9-Dez-2019 | Proposta de ensino de química numa abordagem CTS visando a discussão de um problema local | Kraushaar, Alexsandra |
Ponta Grossa | Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais | 19-Nov-2018 | Proposta de uma sequência de aprendizagem com enfoque CTS | Carneiro, Thais Cristina dos Santos |
Ponta Grossa | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia | 28-Mar-2019 | Relações entre ciência, tecnologia e sociedade em livros didáticos integrados de ciências humanas e da natureza para os anos iniciais do ensino fundamental | Viecheneski, Juliana Pinto |
Ponta Grossa | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia | 12-Dez-2016 | Sequência didática para o ensino de radioatividade com enfoque CTS no ensino médio | Antiszko, Thaiz Regina |
Curitiba | Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade | 31-Mai-2023 | Susan Leigh Star (1954-2010): trajetória de vida, levantamento da obra e seleção de alguns conceitos-chave | Pelanda, Mateus Filipe de Lima |
Ponta Grossa | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia | 11-Ago-2023 | Tecnologias versus saúde mental: o enfoque CTS como subsídio para a ação docente | Vier, Rejane Fernandes da Silva |
Londrina | Licenciatura em Química | 22-Mai-2019 | Termoquímica e a poluição atmosférica: um estudo na perspectiva CTSA | Moretti, Andressa Algayer da Silva |
Medianeira | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física | 11-Nov-2019 | Uso de um dispositivo LDR para o ensino de semicondutores fotoresistivos | Gonçalves, Edevânio João |