Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29851
Título: Para além do acesso à ciência e à tecnologia, a compreensão da realidade na sua concretude como um elemento preponderante para a profunda transformação social: relações entre Karl Marx e a pedagogia histórico-crítica
Título(s) alternativo(s): Beyond the access to science and technology, the comprehension of the reality as a whole is a preponderant element in deep social transformation: links between Karl Marx and the historical-critical pedagogy
Autor(es): Schwede, Marcos Aurelio
Orientador(es): Lima Filho, Domingos Leite
Palavras-chave: Trabalhadores - Educação
Educação - Filosofia
Tecnologia - Aspectos sociais
Pedagogia crítica
Compreensão (Teoria do conhecimento)
Capitalismo - Aspectos sociais
Materialismo histórico
Ciência - Aspectos sociais
Marx, Karl, 1818-1883
Working class - Education
Education - Philosophy
Technology - Social aspects
Critical pedagogy
Comprehension (Theory of knowledge)
Capitalism - Social aspects
Historical materialism
Science - Social aspects
Data do documento: 10-Jun-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: SCHWEDE, Marcos Aurelio. Para além do acesso à ciência e à tecnologia, a compreensão da realidade na sua concretude como um elemento preponderante para a profunda transformação social: relações entre Karl Marx e a pedagogia histórico-crítica. 2022. Tese (Doutorado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2022.
Resumo: Frente ao atual contexto histórico, que é a expressão da sociedade capitalista, investigou-se os limites e as possibilidades do acesso aos conhecimentos científicos e tecnológicos pelos trabalhadores ser algo preponderante para a profunda transformação social. Trata-se de uma pesquisa de caráter bibliográfico, em que foram analisadas, de forma conjunta, duas bases teóricas: a produção teórica de Karl Marx e a produção teórica elaborada no âmbito da Pedagogia Histórico-crítica. Para a condução desta pesquisa, apropriou-se do referencial metodológico do materialismo histórico e dialético. A partir da verificação das produções teóricas consideradas mais relevantes, foram realizadas sucessivas análises da bibliografia selecionada; neste percurso, foram sendo definidas e estruturadas categorias de conteúdo, resultando em produções teóricas explicativas da realidade em sua complexidade. Na última etapa da investigação, realizou-se o percurso inverso, sendo realizadas diversas relações e interligações entre a própria estrutura teórica elaborada, e também entre esta e a realidade histórico-social. Como resultado, verifica-se que a ciência e a tecnologia representam possibilidades para a sociedade atual, e também podem existir materialidades e objetividades sociais inerentes a essas que são fundamentais para a humanidade. No entanto, a ciência e a tecnologia também são a expressão do atual tempo histórico, participando de forma imbricada do atendimento de interesses hegemônicos, do falseamento da realidade, da degradação do ser humano, e também da degradação do meio ambiente. A partir dessa imbricada relação, e também a partir de fundamentação teórica mais ampla sobre a constituição dos seres humanos em sociedade, delineou-se a tese de que o acesso dos trabalhadores à compreensão da realidade de forma concreta é elemento fundamental, preponderante, para a profunda transformação social. Buscar a compreensão da realidade de forma concreta implica atuar com outra epistemologia e com outra gnosiologia em relação à utilizada pela ciência a serviço do capital. Por sua vez, quando da análise da Pedagogia Histórico-crítica, verifica-se que, em determinados momentos, ocorre a defesa do acesso dos trabalhadores à compreensão da realidade de forma concreta e, em outros momentos, ocorre o distanciamento desta proposta, ou um aparente distanciamento, em decorrência da defesa do acesso aos conhecimentos científicos que estão a serviço do capital. São abordagens que se revelam como expressão de tensão, de uma relação social complexa, com que se defrontam aqueles que buscam uma sociedade transformada. Por sua vez, identifica-se que possivelmente a compreensão da realidade de forma concreta seja um anseio intrínseco às propostas de quem atua coletivamente na construção dessa pedagogia; todavia, se essa proposta não se torna um alicerce teórico e de intervenção na realidade prioritário, ou quando é diluída junto a outras defesas, acaba sendo preterida. Verifica-se que o atual tempo histórico requer uma atuação radical, na adequada acepção teórica do termo. Nesta direção, uma educação que contribua mais efetivamente para a profunda transformação social é aquela que possibilita aos indivíduos a compreensão da realidade na sua totalidade, a partir dos seus movimentos constituintes – realidade que é constituída historicamente por múltiplas relações, determinações, contradições, bem como por interesses de grupos hegemônicos que atuam no direcionamento da realidade. Da mesma forma, é fundamental a construção de necessidades outras nos indivíduos, a exemplo da necessidade de se construir uma sociedade diversa, de se usufruir de uma vida livre, e de ser construída a necessidade à própria educação. Por fim, verifica-se imprescindível a construção de uma força política pela classe trabalhadora que se direcione para a sua auto-organização e autoformação, bem como que possa atuar de forma mais efetiva na construção de uma sociedade profundamente transformada.
Abstract: Considering the current historic moment which is the expression of the capitalist society, it was analyzed how access to scientific knowledge can be decisive to a profound social transformation. This is a bibliographic research in which two theories were studied in parallel, the theoretical production of KarI Marx and Historical-Critical Pedagogy theory. This research was conducted using historical and dialectical materialism methods. Starting from the most relevant theoretical productions, successive analyses of the selected content were made defining categories and structures in the process, resulting in theoretical explanations for the complex presented reality. In the last phase the process was reversed, making new connections inside the created structure itself, and also connecting it with the social historic reality. As a result, it was possible to understand that science and technology can have a deep meaning to society and also materialities and their inherent social objectivities could exist as fundamental parts of humanity. However science and technology are also an expression of the current historical period and thus intrinsically linked to hegemonic interests, reality falsehood, and human and environmental degradation. From that relationship and broad human society theory, a thesis was formulated that access to understanding the reality is fundamental and predominant to deep social transformation. Comprehending reality as a whole needs a different epistemology and gnoseology apart from the ones used when science serves capitalism. When analyzing Historical-Critical Pedagogy, it is possible to see that it promotes workers’ access to the understanding of reality as a whole under some circumstances, but it also hinders and tries to deny it when scientific knowledge is working for capitalism. These two viewpoints are revealed as an expression of a complex social connection, to which those who are looking for social transformation are presented. For those who act on behalf of this pedagogy, it is possible to identify an aspiration to promote the comprehension of reality as a whole, which however, does not create a solid foundation when it is not a priority, or even when diluted alongside other proposals. In current history radical action is needed, considering the theoretical use of the word. Under these circumstances, an education aspiring a deep social transformation needs to enable the understanding of the reality as a whole by the subjects, and by their own constructivists movements – reality which is built on multiple historic relations, objectives and contradictions, and also by hegemonic interests that drive social reality. The construction of different needs is fundamental to a diverse society which can enjoy free life built by the needs of their own education. Finally, creating a workers’ political body is essential to their own organization and own formation só that they can take action on building a deeply transformed society.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29851
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
compreensaoconcretuderealidade.pdf2,97 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons