Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9990
Título: Estudo da cogeração em uma indústria de beneficiamento de madeira
Autor(es): Ceratto, William Fernando
Faria, Raphael Henrique Soares
Orientador(es): Raia, Maria de Fátima Ribeiro
Palavras-chave: Energia elétrica e calor - Cogeração
Combustíveis
Turbinas a vapor
Indústria madeireira
Cogeneration of electric power and heat
Fuel
Steam-turbines
Forest products industry
Data do documento: 10-Set-2013
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: CERATTO, William Fernando; FARIA, Raphael Henrique Soares. Estudo da cogeração em uma indústria de beneficiamento de madeira. 2013. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2013.
Resumo: Esta pesquisa apresenta uma abordagem teórica e prática sobre a cogeração de uma indústria brasileira de beneficiamento de madeira. Estuda os conceitos da cogeração do ponto de vista técnico e como os sistemas podem ser utilizados, bem como uma visão do seu emprego no Brasil e os tipos de combustíveis utilizados. Estuda a geração de vapor, evidenciando os processos mais eficientes para serem empregados bem como o funcionamento das caldeiras onde ocorrem as trocas térmicas. Discute como a cogeração é empregada nos diferentes setores industriais, qual a sua viabilidade, e quais são as fontes alternativas mais empregadas por cada setor. Realiza uma comparação dos tipos de turbinas empregadas na cogeração bem como a reutilização de gases e vapores quentes para a queima do combustível. É complementado com a pesquisa de campo na indústria em questão, descrevendo as informações obtidas e todo o seu processo avaliando a sua demanda por vapor e a utilização da energia elétrica gerada no gerador síncrono, a viabilidade através da venda desta energia e da economia com o vapor extraído. Traz como resultado do estudo a conclusão sobre a eficiência da cogeração da indústria em questão, que é muito alta devido às tecnologias que são utilizadas em seu processo e a sua necessidade de vapor para o processo produtivo.
Abstract: This research provides a theoretical and practical approach on the cogeneration a Brazilian beneficiation woods. Studies the concepts of cogeneration in terms of technical and how systems can be used, as well as a vision of their employment in Brazil and fuel types. Studying the generation of steam, showing the most efficient processes to be employed as well as the operation of boilers where heat exchange occurs. Discusses how cogeneration is used in different industrial sectors, which its viability, and what are the alternative sources most used by each sector. Makes a comparison of the types employed in the turbine cogeneration well as reuse of hot gases and vapors to burn the fuel. It is complemented with field research in the industry in question, describing the information obtained and the whole process assessing their demand for steam and the use of the electricity generated in the synchronous generator, the feasibility through the sale of this energy and the economy with steam extracted. Brings as a result of the study the conclusion on the efficiency of the cogeneration industry in question, which is very high due to the technologies that are used in the process.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9990
Aparece nas coleções:CT - Engenharia Elétrica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_COELE_2013_1_08.pdf1,38 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.