Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9973
Título: Estruturação para auditoria com o primeiro estágio da pirâmide de gestão dos ativos físicos: SGM
Autor(es): Fragoso, Alexsandro
Orientador(es): Rodrigues, Marcelo
Palavras-chave: Ativos (Contabilidade)
Auditoria
Assets (Accounting)
Auditing
Data do documento: 25-Set-2013
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: FRAGOSO, Alexsandro. Estruturação para auditoria com o primeiro estágio da pirâmide de gestão dos ativos físicos: SGM. 2013. 83 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2013.
Resumo: Este trabalho apresenta uma abordagem teórico-prática da questão de gestão de ativos no departamento de manutenção em uma empresa na cidade de Curitiba. Discutem os conceitos da gestão de ativos com enfoque nos princípios que formam a base da pirâmide SGM, manutenção do dia a dia, bem como sua relação com o trabalho realizado pela equipe de manutenção. Propõe uma ferramenta desenvolvida para auxiliar na gestão de ativos dentro do setor de manutenção industrial de uma empresa. A ferramenta desenvolvida foi utilizada em uma auditoria que consiste da aplicação de questões elaboradas sobre os conceitos da manutenção do dia a dia com base na literatura pertinente ao tema. Complementado por uma pesquisa de campo, o estudo verificou, por meio da aplicação de questionários, como está o alinhamento da equipe de manutenção desde o gerente, supervisor até o manutentor com relação ao que é proposto na pirâmide SGM. Traz como resultado do estudo um gráfico radar mostrando a visão de cada membro da equipe com relação à gestão ativos relativa à primeira etapa da pirâmide SGM, manutenção do dia a dia.
Abstract: This paper presents a theoretical and practical point of asset management in the maintenance department in a company in the city of Curitiba. Discusses the concepts of asset management with a focus on the principles that form the base of the pyramid SGM, maintaining day to day, as well as its relation to the work done by maintenance staff. Proposes a tool developed to assist in asset management within the industrial maintenance sector of a company. The tool developed was used in an audit that consists of questions drawn from the application of the concepts of maintaining day to day based on the literature concerning the matter. Complemented by field research, the study found, through questionnaires, as is the alignment of the maintenance team from the manager, supervisor until manutentor with respect to what is proposed in the pyramid SGM. Brings as a result of the study, a radar chart showing the vision of every member of staff in relation to managing assets on the first step of the pyramid SGM, maintaining day to day.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9973
Aparece nas coleções:CT - Engenharia Elétrica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_COELE_2013_1_03.pdf1,04 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.