Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9965
Título: Estudo de um sistema de iluminação eficiente utilizando a tecnologia a LED no bloco E da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - câmpus Curitiba
Autor(es): Yoshida, Fernanda Tiemy
Portelinha, Renan Kovalczuk
Orientador(es): Raia, Maria de Fátima Ribeiro
Palavras-chave: Iluminação elétrica
Diodos emissores de luz
Lâmpadas fluorescentes
Electric lighting
Light emitting diodes
Fluorescent lamps
Data do documento: 10-Abr-2013
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: YOSHIDA, Fernanda Tiemy; PORTELINHA, Renan Kovalczuk. Estudo de um sistema de iluminação eficiente utilizando a tecnologia a LED no bloco E da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - câmpus Curitiba. 2013. 124 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2013.
Resumo: Esta pesquisa apresenta um estudo técnico-econômico sobre a substituição do atual sistema de iluminação do Bloco E da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Câmpus Curitiba, por um sistema de iluminação baseado na tecnologia a LED. Apresenta informações sobre o aproveitamento de iluminação natural, dados técnicos de diferentes tipos de lâmpadas e suas aplicações, bem como um comparativo entre diferentes softwares utilizados para a simulação de iluminação. Coleta dados sobre as características do Bloco E, da Universidade em questão, para avaliar as condições do atual sistema de iluminação. Em seguida são apresentados resultados de simulações de sistemas de iluminação baseados em lâmpadas fluorescentes tubulares e em lâmpadas a LED tubulares. Como resultado é apresentado um comparativo técnico-econômico entre os sistemas simulados, notando-se que a tecnologia a LED ainda possui um custo elevado para a sua utilização em edificações.
Abstract: This research presents a technical-economic study about the replacement of the current lighting system of Bloco E of the Federal Technological University of Paraná, Curitiba Campus, for a lighting system based on LED technology. It introduces information about natural lighting use, data regarding different types of lamps and their applications, as well as a comparative of existent lighting simulation software. It collects data on the characteristics of Bloco E, of the related University, in order to evaluate the conditions of the current lighting system. Next, outcomes of the simulations with tubular fluorescent lamps and tubular LED lamps are presented. As a result it is made a technical-economic comparison between the simulated systems, and it is noticed that the LED technology is still too expensive in order to be used in buildings.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9965
Aparece nas coleções:CT - Engenharia Elétrica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_COELE_2012_2_07.pdf4,6 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.