Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9951
Título: Análise da viabilidade técnica de implantação de um sistema fotovoltaico como fonte de energia elétrica auxiliar em uma embarcação
Autor(es): Marques, Evandro Heimbecker
Bastarz, Paulo Eduardo
Orientador(es): Kloster, Ney José
Palavras-chave: Energia elétrica - Produção
Geração de energia fotovoltaica
Electric power production
Photovoltaic power generation
Data do documento: 16-Ago-2012
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: MARQUES, Evandro Heimbecker; BASTARZ, Paulo Eduardo. Análise da viabilidade técnica de implantação de um sistema fotovoltaico como fonte de energia elétrica auxiliar em uma embarcação. 2012. 127 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2012.
Resumo: Este trabalho apresenta um estudo de caso à respeito da implantação de um sistema fotovoltaico de geração de energia elétrica em uma embarcação de transporte de passageiros, que realiza a travessia entre os municípios de Porto Alegre e Guaíba, localizados em margens opostas do Rio Guaíba, no Estado do Rio Grande do Sul. O estudo tem como foco a análise da viabilidade técnica da implantação de tal sistema na embarcação, contando com uma análise da radiação solar local, da operação mais eficiente das cargas embarcadas, assim como uma análise do dimensionamento dos principais componentes de um sistema fotovoltaico.
Abstract: This paper presents a case study about the implementation of a photovoltaic power generation in a carrying passengers vessel, which makes the transportation of people between the cities of Porto Alegre and Guaiba, located on opposite banks of the Rio Guaíba in State of Rio Grande do Sul. The study focuses on the analysis of the technical feasibility of deploying such a system on the vessel, with an analysis of local solar radiation, and the more efficient operation of the onboard loads, as well as an analysis of the sizing of the main components of a photovoltaic system.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9951
Aparece nas coleções:CT - Engenharia Elétrica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_COELE_2012_1_06.pdf2,48 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.