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Título: Obtenção do modelo matemático de um motor BLDC utilizando métodos de identificação com dispositivo DSC
Autor(es): Iaremczuk, Ana Lúcia Vieira
Faé, Julio Cesar Moura
Orientador(es): Assef, Amauri Amorin
Palavras-chave: Modelos matemáticos
Rotores
Motores elétricos de corrente contínua
Mathematical models
Rotors
Electric motors, Direct current
Data do documento: 27-Fev-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: IAREMCZUK, Ana Lúcia Vieira; FAÉ, Julio Cesar Moura. Obtenção do modelo matemático de um motor BLDC utilizando métodos de identificação com dispositivo DSC. 2014. 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2014.
Resumo: Em muitas situações práticas, deseja-se interagir com os sistemas ao redor, seja para o conhecimento, para a análise ou para o controle. Para que isso seja possível é necessário obter um modelo que represente as características destes sistemas através de técnicas de modelagem. No caso do motor BLDC, uma resposta desejada poderia ser alcançada através do projeto de um controlador. Porém, para isso, é necessário possuir um modelo matemático que represente a dinâmica do sistema. A obtenção do modelo poderia ser realizada a partir de um estudo detalhado, equacionamento físico e obtenção dos parâmetros referentes à sua estrutura, processo denominado modelagem pela física, o que poderia ser inviável pelo tempo disponível ou equipamentos de medição necessários. Alternativamente, existem as técnicas de identificação, em que são necessários apenas dados de entrada e saída do sistema. Este trabalho avalia métodos de identificação determinísticos e estocásticos através da obtenção de um modelo para um motor BLDC, apresentando os resultados e as conclusões alcançadas.
Abstract: In many practical situations, it may be wanted to interact with the systems around for the knowledge, analysis or control. To make it possible, it is needed to obtain a model that represents the characteristics of these systems by modeling techniques. In the case of the BLDC motor, a desired response could be achieved by the design of a controller. But, for this, it is necessary to have a mathematical model that represents the dynamics of the system. The mathematical model can be built from a detailed study of the system, finding the physical equations and obtaining parameters related to its structure, which can be infeasible because of the time available or measuring equipment needed. Alternatively, there are some identification techniques in which only input and output of the system are required. This study evaluates deterministic and stochastic identification methods by obtaining models for a BLDC motor, presenting the results and conclusions reached with the experiments and analysis.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9865
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