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Título: Uma metodologia de desenvolvimento de diagnóstico guiado para veículos automotivos
Autor(es): Mori, Fernando Maruyama
Orientador(es): Lüders, Ricardo
Palavras-chave: Localização de falhas (Engenharia)
Sistemas embarcados (Computadores)
Confiabilidade (Engenharia)
Arquitetura de computador
Software - Desenvolvimento
Indústria automobilística - Serviços ao cliente
Engenharia elétrica
Fault location (Engineering)
Embedded computer systems
Reliability (Engineering)
Computer architecture
Computer software - Development
Automobile industry and trade - Customer services
Electric engineering
Data do documento: 18-Jun-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: MORI, Fernando Maruyama. Uma metodologia de desenvolvimento de diagnóstico guiado para veículos automotivos. 2014. 93 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica e Informática Industrial) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2014.
Resumo: A utilização de ferramentas externas de diagnóstico guiado tem se tornado cada vez mais importante nas atividades de pós-venda da indústria automotiva. Isso se dá principalmente devido ao uso extensivo de sistemas embarcados nos veículos, tornando-os mais complexos e difíceis de diagnosticar. Atualmente, as técnicas empregadas para o desenvolvimento da ferramenta de diagnóstico guiado são fortemente dependentes da experiência do projetista e centralizadas nas peças e subsistemas do veículo, possibilitando baixo grau de flexibilidade e reaproveitamento da informação. Este trabalho propõe uma nova metodologia para o desenvolvimento da ferramenta de diagnóstico guiado, aplicado a um estudo de caso da indústria automotiva, numa arquitetura de software em três camadas: peças e componentes do veículo, informações e estratégia para o diagnóstico e uma camada de apresentação. Isso permite grande flexibilidade no projeto da ferramenta de diagnóstico guiado para diferentes modelos de veículos, fabricantes de peças e sistemas automotivos. A metodologia proposta é aplicada em um estudo de caso de diagnóstico da Volvo caminhões, mostrando o processo de adaptação da arquitetura de software de três camadas à metodologia proposta e seu impacto no custo do desenvolvimento da ferramenta de diagnóstico.
Abstract: External guided diagnostic tools are increasingly important to the aftermarket business of automotive industry. It occurs mainly due to the extensive using of embedded systems in vehicles, making them more complex and difficult to diagnose. Currently, the techniques used to develop a guided diagnostic tool are strongly dependent on designer’s experience and are usually focused on parts and vehicle’s subsystems, allowing low flexibility and reduced information reusage. This paper proposes a new methodology for development of a guided diagnostic tool applied to the automotive industry. This methodology is based on a three-tier software architecture composed of vehicle’s parts and components, diagnostic information and strategy, and presentation layer. It allows great flexibility for designing a guided diagnostic tool for different vehicle models, parts OEMs and automotive systems. The proposed methodology has been applied to a case study at Volvo Trucks. The corresponding adaptation process to the three-tier software architecture is presented as well as its impact on development costs.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/981
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