Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9782
Título: Detecção de defeitos no cordão de solda de tubulações de petróleo, através do processamento digital de imagens radiográficas
Autor(es): Borba, Felipe Lean Mariani
Cunha, Rodrigo Sanches
Orientador(es): Lucas, Luís Alberto
Palavras-chave: Solda e soldagem
Falhas estruturais
Solder and soldering
Structural failures
Data do documento: 5-Jun-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: BORBA, Felipe Lean Mariani; CUNHA, Rodrigo Sanches. Detecção de defeitos no cordão de solda de tubulações de petróleo, através do processamento digital de imagens radiográficas. 2014. 79 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2014.
Resumo: Esta pesquisa apresenta uma abordagem na detecção de defeitos em cordões de solda, através de software que, auxilia a detecção de defeitos realizada a olho nu. Também discute os conceitos de processamento, tratamento de imagens e tipos de solda, assim como as limitações para a detecção de defeitos a partir de uma imagem radiografada de tubos de petróleo, com base na literatura pertinente ao tema. Complementado por uma pesquisa e análise de resultados, o estudo verificou, que, a automatização do processo em questão obteve resultados satisfatórios, e, portanto, é capaz de auxiliar os especialistas de soldas a prevenirem problemas nas soldas de tubulações de petróleo.
Abstract: This study presents an approach in detecting defects in weald seams by means of software, which assists the defect detection performed by the naked eye. It also discusses the concept of processing, treating of image and types of welding, as well as obstacles to detect defects from a radiographic oil pipe image based on literature relating to this topic. Complemented by research and analysis of results, the study found that the automation of the process in question obtained satisfactory results, and therefore is able to aid those skilled of weld to prevent problems in welding oil pipeline.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9782
Aparece nas coleções:CT - Tecnologia em Sistemas de Telecomunicações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_COTEL_2014_1_06.pdf9,51 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.