Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/974
Título: Processo de apoio para análise de informações em inteligência competitiva com foco em inovação
Autor(es): Côrtes, Ariane Marcela
Orientador(es): Carvalho, Hélio Gomes de
Palavras-chave: Inteligência competitiva (Administração)
Processo decisório
Competência em informação
Inovações tecnológicas
Tecnologia
Business intelligence
Decision making
Information literacy
Technological innovations
Technology
Data do documento: 30-Set-2013
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: CÔRTES, Ariane Marcela. Processo de apoio para análise de informações em inteligência competitiva com foco em inovação. 2013. 109 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2013.
Resumo: Esta dissertação tem como objetivo principal caracterizar um processo de apoio para análise de informações para inteligência competitiva voltado à tomada de decisões estratégicas em inovação. Atualmente, enfrenta-se um problema que não está relacionado ao acesso de informações, mas à sua utilização de forma analisada para servir de apoio à tomada de decisões. A etapa de análise de informações do ciclo de inteligência competitiva é, neste sentido, crítica, pois é nela que as informações são transformadas em inteligência. Esta é uma pesquisa aplicada, descritiva e qualitativa. Quanto ao uso de técnicas, é bibliográfica para coletar dados secundários e fez uso de questionários e entrevistas para coleta de dados primários. A amostra foi não probabilística e intencional. Foram enviados questionários para os 34 consultores do programa Núcleos de Apoio à Gestão da Inovação do Paraná. Destes, 13 responderam o questionário e 3 participaram da entrevista. Como resultado, chegou-se a uma sequência das técnicas mais utilizadas e o perfil dos analistas, incluindo sua formação, tempo de experiência e competências que mais possuem e que menos possuem. Com relação à análise de informações para a inovação, foi feito um levantamento de quais são as diferenças entre ela e a análise para decisões não voltadas para a inovação e listadas as características de um processo de análise voltado à inovação.
Abstract: This dissertion's main purpose is to characterize a process of data analysis for competitive intelligence for strategic decisions in innovation. Today, we’re facing a problem that is not related to information access, but its use after being analyzed to support decision making. The information analysis stage of the cycle of competitive intelligence is critical, since it is here that the information will be transformed into intelligence.This is an applied research, descriptive and qualitative. Regarding the use of techniques, is bibliographic to collect secondary data and applied questionnaires and interviews to collect primary data. The sample was non-probabilistic and intentional. Questionnaires were sent to 34 consultants of Núcleos de Apoio à Gestão da Inovação of Paraná. 13 responded the questionnaire and 3 participated the interview. As results, there is a sequence of the techniques used and the profile of analysts, including their graduation, time of experience and skills that they have more and that they have less. Regarding the analysis of information for innovation, a survey was made about what are differences between it and the analysis for decisions not focused on innovation and listed the characteristics of a process analysis focused innovation.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/974
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_PPGTE_M_Côrtes, Ariane Marcela_2013.pdf1,37 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.