Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9625
Título: Proposta e implementação de gerenciamento dos resíduos sólidos de uma empresa de adesivos e selantes automotivos
Autor(es): Podbevsek, Marcelo de Paula
Orientador(es): Barbosa, Valma Martins
Palavras-chave: Resíduos industriais
Gestão ambiental
Factory and trade waste
Environmental management
Data do documento: 29-Nov-2011
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: PODBEVSEK, Marcelo de Paula. Proposta e implementação de gerenciamento dos resíduos sólidos de uma empresa de adesivos e selantes automotivos. 2011. 99 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2011.
Resumo: O gerenciamento de resíduos é uma importante ferramenta dentro das indústrias para a redução dos impactos ambientais por elas gerados, visto que todos os processos geram rejeitos. Este estudo tem por objetivo caracterizar e apresentar uma alternativa para o tratamento e destinação através de um plano de gerenciamento dos resíduos sólidos gerados por uma indústria de fabricação de adesivos e selantes automotivos. A metodologia utilizada permitiu uma caracterização do processo produtivo e dos resíduos gerados em cada setor. A partir do levantamento dos resíduos foi possível quantificar, classificar, definir os critérios de gerenciamento e a elaboração de um mapa com os pontos de acondicionamento e armazenamento temporário. A adequação do plano possibilitou a visualização de ações para a redução, minimização, reutilização e reciclagem dos resíduos em conjunto com o foco de treinamento e o acesso as informações do plano de gerenciamento, nos quais através dos procedimentos internos tornou possível o envolvimento e a participação de todos os funcionários. A correta gestão dos resíduos possibilitou uma redução significativa nos gastos da empresa e uma conscientização de preservação ambiental entre gestores e todos os funcionários.
Abstract: Waste management is an important tool within the industry to reduce the environmental impacts generated by them, since all processes generate waste. This study aims to characterize and present an alternative for the treatment and disposal through a plan for managing solid waste generated by a manufacturing industry automotive adhesives and sealants. The methodology used allowed a characterization of the production process and waste generated in each sector. From the survey of waste was possible to quantify, classify, and define storage management policies and the preparation of a map with the points of packaging and temporary storage. The adequacy of the plan allowed the visualization of actions to reduce, minimize, reuse and recycling of waste together with the focus of training and access to the information management plan, in which through the internal procedures made possible the involvement and participation of all employees. Proper waste management enabled a significant reduction in company expenses and an awareness of environmental conservation among all managers and employees.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9625
Aparece nas coleções:CT - Tecnologia em Processos Ambientais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_COPAM_2011_2_22.PDF2,88 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.