Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9557
Título: Projeto de automação de um abrasômetro tipo roda-de-borracha
Autor(es): Ruffini, Leandro Arantes Pereira
Kozikoski, Matheus Bertholdo
Ribeiro, Victor Henrique Alves
Orientador(es): Zibetti, Marcelo Victor Wüst
Palavras-chave: Automação
Sistemas de controle supervisório
Automation
Supervisory control systems
Data do documento: 5-Jul-2012
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: RUFFINI, Leandro Arantes Pereira; KOZIKOSKI, Matheus Bertholdo; RIBEIRO, Victor Henrique Alves. Projeto de automação de um abrasômetro tipo roda-de-borracha. 2012. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2012.
Resumo: Este trabalho trata da automação de um abrasômetro do tipo roda-de-borracha, equipamento muito utilizado nas pesquisas de abrasão para mineradoras e transportadores de terras. Consiste em uma roda de borracha que, com a ajuda de material abrasivo e a aplicação de uma força constante, desgasta um corpo de prova à medida que gira. A automação desta máquina tem como objetivo a aquisição das forças aplicadas ao corpo de prova durante o processo, o que possibilita a geração de relatórios e uma análise mais profunda por parte do usuário. Para isto, foi desenvolvida uma adaptação mecânica, capaz de forçar o corpo de prova em direção à roda-de-borracha, e um software supervisório, responsável por realizar a interface entre a máquina e o operador. Traz como resultados: um controle preciso da força aplicada ao corpo de prova; uma interface de fácil manuseio para o usuário; e a geração de relatórios com dados importantes para a análise e estudo do desgaste da peça, como forças aplicadas e coeficiente de atrito da peça.
Abstract: This work is about the automation of a rubber-wheel abrasion test machine, equipment which is commonly used in abrasion researches by mining and soil carrier industries. It consists of a wheel which, with help of an abrasive material and the appliance of a constant force, wears a specimen while it spins. This machine’s automation’s goal is to acquire forces being applied to the sample during the process, which makes possible the creation of reports and a deep analysis by the operator. To make it possible, it was built a mechanical adaptation, capable of pressing the sample towards the rubber-wheel, and a supervisory software, responsible for making the interface between the user and the machine. It brings as results: an accurate control of the force applied to the sample; an easy to use interface for the user; and the creation of reports with significant data for the analysis and study of the specimen’s wear, such as applied forces and friction coefficient.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9557
Aparece nas coleções:CT - Tecnologia em Mecatrônica Industrial

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_COMET_2012_2_07.pdf1,71 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.