Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9471
Título: Proposta de implantação da norma ABNT NBR ISO 9001:2008 no centro de serviços de uma empresa especializada em equipamentos topográficos
Autor(es): Vasconcelos, Aislan Policarpo Barretos
Bedin, Camila Squersato
Buch, Everson
Orientador(es): Pinto, Ubiradir Mendes
Palavras-chave: ISO 9001
Serviços ao cliente
Controle de qualidade
ISO 9001 Standard
Customer services
Quality control
Data do documento: 18-Dez-2013
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: VASCONCELOS, Aislan Policarpo Barretos; BEDIN, Camila Squersato; BUCH, Everson. Proposta de implantação da norma ABNT NBR ISO 9001:2008 no centro de serviços de uma empresa especializada em equipamentos topográficos. 2014. 153 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2014.
Resumo: Este trabalho refere-se a proposta de implantação da Norma ABNT NBR ISO 9001:2008 no centro de serviços de uma empresa que comercializa e oferece suporte técnico a equipamentos de topografia e geodésia. O Centro de Serviços da empresa estudada não possui um Sistema de Gestão da Qualidade, nem mesmo procedimentos documentados ou mapeamento dos processos que influenciam diretamente na qualidade dos serviços prestados. A tendência do mercado revela a necessidade de adequar os procedimentos e estrutura da empresa para emissão do Certificado M, o qual apresenta valores dos ângulos, distâncias, seus respectivos erros e desvios padrão, medidos pelo equipamento, quando é realizada a manutenção. Para a emissão do Certificado M, é necessária a autorização da empresa representada pelo Centro de Serviços, a qual exige como pré-requisito a Certificação ISO 9001:2008. Para tanto será feito um estudo da norma com objetivo de adequar a Centro de Serviços no que diz respeito ao cumprimento dos requisitos aplicáveis, bem como estabelecer a documentação necessária. Com a implantação da norma pretende-se estabelecer um Sistema de Gestão da Qualidade que possa garantir a capacidade da empresa realizar serviços de qualidade e, com isso, conseguir autorização da empresa representada para a emissão do Certificado M exigido pelos seus clientes.
Abstract: This work refers to the proposed implementation of ABNT NBR ISO 9001:2008 in central services of a company that sells and provides technical support for surveying and geodetic equipment. The Service Center studied company does not have a Quality Management System, documented procedures or even mapping of processes that directly influence the quality of services provided. The market trend shows the need to tailor the procedures and structure of the company to issue the Certificate M, which presents values of the angles, distances, their errors and standard deviations measured by the equipment when maintenance is performed. For the issuance of the Certificate M, the release of the company represented by the Service Center, which requires as a prerequisite the ISO 9001:2008 certification is required. For such a study of the standard in order to tailor the Service Center with respect to meeting the requirements will be done as well as providing the necessary documentation. With the implementation of the standard is intended to establish a Quality Management System that can ensure the ability of the company to make quality services and thereby achieve authorization from the company represented to the issuance of the Certificate M demanded by their customers.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9471
Aparece nas coleções:CT - Tecnologia em Mecatrônica Industrial

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_COMET_2013_2_11.pdf5,68 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.