Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9410
Título: Implantação de um sistema de visão computacional aplicada ao controle de qualidade de agulhas em uma indústria farmacêutica
Autor(es): Lima, Rogério Prestes Santos
Carvalho, Claudinei Santos Souza
Orientador(es): Winter, Rosângela
Palavras-chave: Controle de qualidade
Visão por computador
Quality control
Computer vision
Data do documento: 30-Mai-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: LIMA, Rogério Prestes Santos; CARVALHO, Claudinei Santos Souza. Implantação de um sistema de visão computacional aplicada ao controle de qualidade de agulhas em uma indústria farmacêutica. 2014. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2014.
Resumo: Tendo a empresa a necessidade de aumentar sua produção para atender a demanda crescente de agulhas e também diminuir suas perdas produtivas e reclamações de clientes, a equipe de automação da empresa foi acionada para ajudar a desenvolver uma solução a fim de melhorar o método de inspeção de qualidade de agulhas. Em uma máquina montadora havia um sistema de inspeção baseado em sensores de fibra ótica. Esses sensores apresentavam falhas que não garantiam a total inspeção. Depois de analisar a situação do equipamento, um sistema composto de uma câmera de visão, módulo de controle e monitor de vídeo foi proposto como uma nova ferramenta de controle de qualidade. Após terem sido realizados testes tanto em bancada como na máquina montadora de agulhas, o sistema de visão foi implementado, garantindo assim a integridade do produto final, consequentemente aumentando a produção e reduzindo expressivamente as reclamações de clientes relacionadas à qualidade do produto.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9410
Aparece nas coleções:CT - Tecnologia em Automação Industrial

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_COALT_2014_1_05.pdf1,39 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.