Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9344
Título: Cultura material, memória e consumo: criação de camisetas inspiradas em vestidos de noiva
Autor(es): Hirozawa, Patrícia Yuri
Orientador(es): Santos, Marinês Ribeiro dos
Palavras-chave: Camisetas - Desenvolvimento
Moda
Roupas femininas
Cultura material
T-Shirts - Development
Fashion
Women's clothing
Material culture
Data do documento: 7-Nov-2011
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: HIROZAWA, Patrícia Yuri. Cultura material, memória e consumo: criação de camisetas inspiradas em vestidos de noiva. 2011. 134 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2011.
Resumo: Este trabalho acadêmico apresenta uma abordagem dos estudos de cultura material, memória e consumo, com enfoque para o âmbito da moda e, especificamente, para as especificidades dos vestidos de noiva. Tomando como ponto de partida a revisão bilbiográfica acerca da interação entre pessoas e artefatos, tem-se como objetivo principal a investigação, por meio de entrevistas, do costume de algumas mulheres guardarem consigo os vestidos de noiva, depois de usados no seu casamento. Os resultados das investigações, bem como da análise dos vestidos feita durante as entrevistas, serviram de inspiração para o desenvolvimento de uma coleção de camisetas que contemplam os aspectos visuais e o universo simbólico emergente dos vestidos de noiva.
Abstract: This academic paper presents an approach to material culture, memory and consumption, with a focus in fashion and specifically, about the specificities of the wedding dresses. Using the literature review about the interaction between people and artifacts as a starting point, the main goal is research, through interviews with some women who keep their wedding dresses after the wedding. The results of the interviews and of the analysis of the dresses, served as inspiration for the development of a t-shirt collection, addressing the visual and symbolic universe of the wedding dresses.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9344
Aparece nas coleções:CT - Tecnologia em Artes Gráficas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_DADIN_2011_2_06.pdf19,51 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.