Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9305
Título: Investigação sobre a comunicação discente do design de interação humano-computador para o design de engenharia de software
Autor(es): Forcelini, Patric Galera
Orientador(es): Bim, Sílvia Amélia
Palavras-chave: Engenharia de software
Interação homem-máquina
Tecnologia
Software engineering
Human-computer interation
Technology
Data do documento: 12-Jun-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: FORCELINI, Patric Galera. Investigação sobre a comunicação discente do design de interação humano-computador para o design de engenharia de software. 2015. 102 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015.
Resumo: Este trabalho propôs a investigação qualitativa, por meio da realização de um estudo de caso, da comunicação das decisões tomadas pelos responsáveis pelo projeto de interação da área de Interação Humano-Computador para os responsáveis pelo projeto funcional/arquitetural da área de Engenharia de Software. As percepções dos participantes, relações entre os artefatos MoLIC e UML, bem como a discussão sobre a relação entre as áreas de Interação Humano-Computador e de Engenharia de Software integram os objetivos desta pesquisa. Um modelo de processo foi proposto para o estudo de caso, no qual dois participantes elaboraram um projeto de interação a partir de um cenário de problema proposto e outros dois elaboraram um projeto arquitetural/funcional baseado nos projetos dos participantes anteriores. Os resultados obtidos confirmaram a qualidade do uso da MoLIC para a comunicação de decisões de projeto, mas também apresentaram alguns problemas de mapeamento da MoLIC para a UML bem como a insuficiência de se abordar a integração das duas áreas somente por meio da definição de um modelo de processo.
Abstract: This paper proposes a qualitative research, through a study case, about the communication of decisions taken by those responsible for the interaction design from the Human-Computer Interaction area to those responsible for the architectural/functional from the Software Engineering area. The perceptions of the participants, relation between MoLIC and UML artifacts as well as the discussion on the relations between the Human-Computer Interaction and Software Engineering areas integrate the aims of this study. A process model was proposed for the study case, in wich two participants produced an interaction design based on a proposed problem scenario and the other two produced an architectural/functional design based on the designs of previous participants. The results confirmed the quality of the use of MoLIC for communicating design decisions, but also presented some issues concerning the MoLIC to UML mapping and the inadequacy of addressing the integration of the two field by defining a process model only.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9305
Aparece nas coleções:CT - Sistemas de Informação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_COSIS_2015_1_11.pdf1,63 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.