Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/93
Título: Dyretiva: um método para a verificação das restrições temporais em sistemas embarcados
Autor(es): Cadamuro Junior, João
Orientador(es): Renaux, Douglas Paulo Bertrand
Palavras-chave: Engenharia de sistemas
Processamento eletrônico de dados em tempo real
Software
Systems engineering
Real-time data processing
Computer software
Data do documento: 2007
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: CADAMURO JUNIOR, João. Dyretiva: um método para a verificação das restrições temporais em sistemas embarcados. 2007. 150 f. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica e Informática Industrial) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2007.
Resumo: O Dyretiva é um método desenvolvido para utilização na fase de testes de sistemas embarcados operando em tempo real e, em especial, na verificação das restrições temporais do sistema. Como a fase de testes situa-se no final do processo de desenvolvimento, quando o hardware está disponível e o software codificado, a verificação temporal é feita por meio de monitoração do sistema sob teste. As principais premissas do Dyretiva são considerar a limitação de recursos dos sistemas embarcados e as características intrínsecas dos sistemas em tempo real. O método é definido por uma abordagem de monitoração e por um modelo de falta. A abordagem de monitoração define a interface física e lógica necessárias para observar o sistema sob teste, bem como as estratégias de utilização que permitem otimizar a coleta de dados. O modelo de falta identifica as relações e componentes do sistema onde existe maior probabilidade de encontrar os erros procurados. Para demonstrar os conceitos do Dyretiva, um conjunto de ferramentas de apoio a aplicação do método foi construído. Este conjunto, chamado de SoftScope, é composto por seis ferramentas: um pré-instrumentador de código, um instrumentador de código, um monitor, um programa de controle do monitor, programas para filtragem e análise dos dados capturados e um programa de visualização dos resultados. O Dyretiva e o SoftScope são parte integrante do projeto PERF, que está em andamento no LIT (Laboratório de Inovação e Tecnologia em Sistemas Embarcados) da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), cujo objetivo é construir um ambiente completo para o desenvolvimento de sistemas embarcados operando em tempo real.
Abstract: The Dyretiva is a method used for verifying the time constraints of embedded realtime systems. The verification is performed by monitoring the embedded software when it is running in an embedded hardware. The Dyretiva method takes into account the resource constrained nature of embedded systems and the time bounded nature of real-time systems. The method is comprised by a monitoring approach and a fault model. The monitoring approach defines the physical and the logical interfaces used in the observation of the system under test, as well as the strategies used for an optimized trace data collection. The fault model identifies relationships and components of the system under test that are most likely to have time faults. To demonstrate Dyretiva concepts, a set of support tools called SoftScope has been developed. SoftScope is comprised of a source code pre-instrumentation tool, a source code instrumentation tool, a hybrid monitor, a program for controlling the hybrid monitor, programs for filtering and analyzing trace data, and a graphical presentation tool. The Dyretiva method and the SoftScope tool set are an integral part of the work-inprogress PERF project, which is under development in the LIT (Laboratory of Embedded Systems Innovation and Technology), at the UTFPR (Federal Technological University of Paraná State). The objective of the PERF project is to build a complete environment suitable for the development of embedded and real-time systems.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/93
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e Informática Industrial

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_CPGEI_D_Cadamuro Junior, João_2007.pdf3,47 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.