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Título: Redes sociais temáticas e a troca de informações de produtos pelos consumidores: desenvolvimento e análise de uma aplicação para compartilhamento de promoções de cerveja
Autor(es): Centenaro, Gabriel
Mattos, Gregório Ivanchechen de
Orientador(es): Graeml, Alexandre Reis
Palavras-chave: Redes de informação
Redes sociais on-line
Ambientes virtuais compartilhados
Information networks
Online social networks
Shared virtual environments
Data do documento: 15-Jul-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: CENTENARO, Gabriel; MATTOS, Gregório Ivanchechen de. Redes sociais temáticas e a troca de informações de produtos pelos consumidores: desenvolvimento e análise de uma aplicação para compartilhamento de promoções de cerveja. 2015. 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015.
Resumo: A popularização da Internet e dos smartphones transformou o modo como as pessoas se comunicam e socializam. Nesse contexto, as redes sociais se estabeleceram como modelo de lazer, trabalho e negócio, possuindo um inegável potencial inclusivo e democrático, transcendendo fronteiras e classes sociais. O comércio acompanhou essa evolução, e com a aderência das corporações à Internet, atividades comerciais passaram a integrar a rede e assim surgiu o e-commerce. Posteriormente, acompanhando a evolução no quesito social e a popularização das redes sociais na web, o conceito se expandiu para o social commerce, em que as pessoas avaliam produtos e serviços e comparam preços, ou seja, interagem para fomentar o comércio. Dentre as possibilidades do social commerce, o compartilhamento e comparação de preços é especialmente interessante para alguns produtos. Deste modo, o presente trabalho visa projetar e avaliar um conceito de aplicação móvel, com uma rede social temática cujo tema é o compartilhamento de promoções. Para tal, o escopo de produtos definido foi o de bebidas, pelo fato de produtos como a cerveja sofrerem de alta elasticidade de preço. Este documento traz as etapas do projeto de tal sistema, usando a metodologia onhecida como design science.
Abstract: The popularization of the Internet and smartphones has changed the way people communicate and socialize. In this context, the social networks were established as a model of entertainment, work and business, with an undeniable democratic and inclusion power, transcending borders and social classes. Commerce has followed this trend, and as companies joined the Internet, commercial activities began to integrate the network, allowing e-commerce to launch. Afterward, following the social evolution and social networks popularization on the web, the concept has expanded itself to what is known as social commerce, which includes products and services evaluation and pricing comparison, in other words, the interaction between people in order to promote commerce. Among the social commerce possibilities, price sharing and comparison is especially interesting for some products. Thus, the present study aims to design and evaluate a mobile application concept, with a thematic social network whose theme is deals sharing. In order to do so, the defined product scope was beverages, due to items like beer suffering from high rates of price elasticity. This document details the design phases of that system, making use of the design science methodology.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9299
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