Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9297
Título: Dwarf batt: uma ferramenta de teste baseado em defeitos para data warehouse
Título(s) alternativo(s): Dwarf batt: a data warehouse fault based testing tool
Autor(es): Bandeira, Gustavo Barancelli Moreira
Orientador(es): Emer, Maria Claudia Figueiredo Pereira
Palavras-chave: Armazenamento de dados
Software - Testes
SQL (Linguagem de programação de computador)
Banco de dados
Java (Linguagem de programação de computador)
Data Warehousing
Computer software - Testing
SQL (Computer program language)
Data bases
Java (Computer program language)
Data do documento: 15-Dez-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: BANDEIRA, Gustavo Barancelli Moreira. Dwarf batt: uma ferramenta de teste baseado em defeitos para data warehouse. 2015. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Sistemas de Informação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015.
Resumo: O processo de análise de dados é crucial para o processo de tomada de decisão em instituições. Nesse contexto, a estrutura de armazenamento de dados baseada em Data Warehouses possibilita uma visualização mais dinâmica do processo de negócio. No entanto, para a criação e validação destes bancos de dados são necessários testes. Este trabalho apresenta um estudo sobre o critério de teste análise de mutantes no âmbito de Data Warehouses. O objetivo do trabalho é o desenvolvimento de uma ferramenta de teste baseado em defeitos para Data Warehouse. A ferramenta foi desenvolvida na linguagem Java e a contribuição deste trabalho é o estudo na área de teste de software e, por consequência, a ferramenta de teste. Para validar a ferramenta, foi realizado um estudo de caso com dados reais, que apresentaram resultados preliminares promissores.
Abstract: The data analysis process is crucial to the decision-making process in institutions. In this context, a storage structure based on Data Warehouses enables a more dynamic view of the business process. However, to create and validate these databases, tests are needed. This paper presents a study of the mutation analysis technique in Data Warehouses. The tool was developed in the Java language and the contribution of this work is the software test study and, consequently, the testing tool. To validate the tool, a study case with real data was applied, resulting promising preliminary results.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9297
Aparece nas coleções:CT - Sistemas de Informação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_COSIS_2015_2_4.pdf2,57 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.