Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9252
Título: Aplicação de técnicas de reconhecimento de padrões em imagens de termografia para auxílio no diagnóstico de câncer de mama
Título(s) alternativo(s): Application of pattern recognition techniques for supporting breast cancer diagnosis
Autor(es): Schmockel, Bruno Pedroso
Chane Junior, Celso Luiz
Orientador(es): Dorini, Leyza Elmeri Baldo
Palavras-chave: Termografia
Mamas - Câncer
Sistemas de reconhecimento de padrões
Thermography
Breast - Cancer
Pattern recognition systems
Data do documento: 11-Dez-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: SCHMOCKEL, Bruno Pedroso; CHANE JUNIOR, Celso Luiz. Aplicação de técnicas de reconhecimento de padrões em imagens de termografia para auxílio no diagnóstico de câncer de mama. 2018. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Sistemas de Informação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.
Resumo: O câncer de mama é o tipo de câncer que mais afeta mulheres do mundo. Novas formas para detectar a doença em seus estágios iniciais são fundamentais para tratamentos mais eficientes e com maior chance de cura. Atualmente o exame padrão para a detecção de câncer de mama é a mamografia, um exame que além de doloroso é invasivo e necessita expor a paciente a radiação ionizante. As imagens termográficas são uma alternativa para a detecção de anomalias no funcionamento do corpo, que necessitam somente da captura feita através de uma câmera especial. Tais anomalias, entretanto, são subjetivas até mesmo para o profissional bem treinado. O método aqui apresenta uma acurácia de 86% com uma sensibilidade de 100%. para um conjunto amostral de 67 imagens.
Abstract: Breast cancer is the type of cancer that most affects women worldwide. New means of screening methods to detect the desease in early stages are fundamental for more efficient treatments and better recovery rates. Currently, mamography is the standart exam for breast cancer detection, a painfull and invasive exam witch exposes the pacient to ionizing radiation. Thermographic images are an alternative for detection of anomalies in the body behavior, that only needs a special camera. Although identifying such anomalies is subjective even for trained professionals, the work here presented has an accuracy of 86% with a sensibility of 100% for 67 pacient images.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9252
Aparece nas coleções:CT - Sistemas de Informação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_COSIS_2018_2_07.pdf3,01 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.