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dc.creatorCzerniaski, Lizandra Felippi-
dc.date.accessioned2014-08-18T23:19:03Z-
dc.date.available2014-08-18T23:19:03Z-
dc.date.issued2014-05-23-
dc.identifier.citationCZERNIASKI, Lizandra Felippi. Políticas públicas de democratização do ensino superior: um estudo sobre a ocupação das vagas nos cursos de graduação na Universidade Tecnológica Federal do Paraná – câmpus Francisco Beltrão. 2014. 111 f. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas) – Universidade Estadual de Maringá, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/923-
dc.description.abstractThis dissertation is a study about the non-occupancy of places in undergraduate courses of the Federal Technological University of Paraná – Francisco Beltrão campus. The research has as a theoretical framework the contributions by the French sociologist Pierre Bourdieu to the field of education. Moreover, it provides an overview about public policies for higher education in Brazil. SISU (Unified Selection System) is shown as the way to enter the undergraduate courses in Federal Public Institutions, replacing the college entrance examination. The policy of quotas is characterized as an opportunity for access to higher education to social and racial minorities, historically excluded from the academic field. From the research problem which is based on the idleness of places in undergraduate courses already mentioned, a field research was conducted; it aimed to identify the reasons why the applicants to the places in university did not enroll in the institution chosen as the locus of this research, providing, this way, continuous idle places. In order to develop the research, questionnaires seeking answers to the non-enrollment were sent through email to the applicants invited to enroll on campus and that did not do it. 1290 questionnaires were sent, of which 80 returned responded and served to analyze the problem that guided this dissertation. The reasons given for not enrolling can be combined in several factors, ranging from geographic distance from campus, through the offerings of more attractive and / or more accessible undergraduate courses in other higher education institutions, to the family of the applicant financial situation.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringápt_BR
dc.subjectEducação e estadopt_BR
dc.subjectEnsino superior - Paranápt_BR
dc.subjectEducation and statept_BR
dc.subjectEducation, Higher - Paranápt_BR
dc.titlePolíticas públicas de democratização do ensino superior: um estudo sobre a ocupação das vagas nos cursos de graduação na Universidade Tecnológica Federal do Paraná – câmpus Francisco Beltrãopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação versa sobre a não ocupação das vagas nos cursos de graduação da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Câmpus Francisco Beltrão. A pesquisa tem como base referencial teórica as contribuições para a educação do sociólogo francês Pierre Bourdieu. Ademais, traz um apanhado acerca das políticas públicas de educação superior no Brasil. O SISU é apontado como a forma de ingresso aos cursos de graduação nas Instituições Públicas Federais, em substituição ao exame vestibular. A política de cotas se caracteriza como uma oportunidade de acesso ao ensino superior às minorias sociais e raciais, historicamente excluídas do campo acadêmico. A partir do problema investigado que está ancorado na ociosidade das vagas nos cursos de graduação já mencionados, aplicou-se uma pesquisa de campo, esta buscou identificar os motivos que levaram os candidatos a não efetuarem suas matriculas na instituição lócus da pesquisa, propiciando, desta forma, a ociosidade contínua das vagas. Para desenvolvimento da pesquisa, foram encaminhados via email, aos candidatos convocados para efetuar matricula no câmpus e que não a fizeram, questionários que buscavam respostas para não efetivação desta matrícula. Foram encaminhados 1290 questionários, dos quais 80 retornaram respondidos e serviram para análise do problema que direcionou esta dissertação. As razões apontadas para a não efetivação da matrícula podem ser agrupadas na soma de vários fatores, que vão desde a distância geográfica do câmpus, passando pelas ofertas de cursos mais atraentes e/ou mais acessíveis em outras instituições de ensino superior, às condições financeiras da família do candidato.pt_BR
dc.degree.departmentDepartamento de Ciências Sociaispt_BR
dc.degree.localMaringápt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.publisher.localFrancisco Beltraopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Carlos Alberto Mororó-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Políticas Públicaspt_BR
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