Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9227
Título: Implementação de um sistema de monitoramento utilizando Zabbix na Rede Local de Ensino (RLE)
Título(s) alternativo(s): Implementation of a monitoring system using Zabbix in the Rede Local de Ensino (RLE)
Autor(es): Deggerone, Alceu
Orientador(es): Carvalho, Fabiano Scriptore de
Palavras-chave: Sistemas de informação gerencial
Redes de computadores - Gerência
Simple Network Management Protocol (Protocolo de rede de computador)
Zabbix (Software)
Nmap (Software)
Management information systems
Computer networks - Management
Simple Network Management Protocol (Computer network protocol)
Zabbix (Software)
Network Mapper (Software)
Data do documento: 5-Dez-2016
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: DEGGERONE, Alceu. Implementação de um sistema de monitoramento utilizando Zabbix na Rede Local de Ensino (RLE). 2016. 83 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Sistemas de Informação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2016.
Resumo: Este trabalho apresenta uma proposta de implementação de um sistema de gerência que poderá ser utilizado na Rede Local de Ensino (RLE) do Departamento Acadêmico de Informática do campus Curitiba da UTFPR, pois o gerenciamento de redes torna-se cada vez mais complexo. Essa implementação vem para auxiliar o administrador da rede que terá um maior controle das redes de computadores obtendo um melhor desempenho. Realizou-se um breve estudo sobre gerenciamento de redes, descobertas de serviços e o protocolo SNMP. Foram analisadas as ferramentas Cacti e Zabbix, para definir qual delas seria utilizada como ferramenta de monitoramento. Usou-se a ferramenta Nmap, bem como analise das configurações dos elementos de rede para auxiliar no mapeamento da rede, e seus principais serviços do RLE. Finalmente, houve a implantação da ferramenta para monitoramento da rede com o objetivo de auxiliar o administrador a obter informações necessárias para recuperação das falhas que podem ocorrer em seus serviços e elementos de redes, e ainda, para ter uma noção da ocupação da banda das interfaces da rede principal do RLE.
Abstract: This monograph presents a brief study on network management, OSI reference model, service discovery and SNMP. Also an analysis of Cacti tools, Zabbix and Nmap, to make a map of the network and its core services for Information Technology department of Paraná Federal Technology University and the implementation of one network monitoring tool purpose assisting the administrator to obtain the necessary information for recovery of failures that can occur in its services and network elements.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9227
Aparece nas coleções:CT - Sistemas de Informação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_COSIS_2016_2_1.pdf3,77 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.