Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9223
Título: Proposta de um dashboard de gerência para IT Asset Management (ITAM)
Título(s) alternativo(s): An Information Technology Asset Management (ITAM) dashboard proposal
Autor(es): Ise, Bruno de Oliveira
Oliveira Junior, Juarez Butture de
Orientador(es): Stadzisz, Paulo Cézar
Palavras-chave: Tecnologia da informação
Dashboards (Sistemas de informação gerencial)
Administração de ativo e passivo
Information technology
Dashboards (Management information systems)
Asset-liability management
Data do documento: 6-Dez-2017
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: ISE, Bruno de Oliveira; OLIVEIRA JUNIOR, Juarez Butture de. Proposta de um dashboard de gerência para IT Asset Management (ITAM). 2017. 97 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Sistemas de Informação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2017.
Resumo: A questão declarada em décadas passadas sobre o uso ou não dos recursos, e em que proporções utilizá-los, disponibilizados pela Tecnologia da Informação para o auxílio nos resultados financeiros e funcionais em empresas, já teve sua resposta dada em vista da proporção e importância conquistada pela área da TI no mercado de trabalho, espaço financeiro e lugar nas mesas diretoras das empresas. A atual preocupação das empresas se dá pela eficiência em gerir, monitorar e controlar estes recursos da TI, objetivo abordado pela ITAM (Information Technology Asset Management). Saber tirar o melhor proveito das informações geradas pela área da ITAM e conseguir disponibilizá-las de forma eficiente, correta e concisa, agrega importante valor para a gerência de TI nas tomadas de decisões rápidas e cruciais, que, por sua vez, impactam diretamente nos resultados obtidos pela empresa. Este trabalho propõe apresentar uma ferramenta dashboard gerencial com foco em ITAM que disponibilize tais informações, pelo fato de se perceber uma carência no mercado de ferramentas dashboard direcionadas à área gerencial de TI. O framework COBIT em sua versão 5 foi utilizado como base de conhecimento dos processos da TI, para a elaboração de métricas e indicadores, que por sim, resultaram na proposta dashboard. O resultado da proposta foi avaliado por profissionais da área de três instituições, de diferentes portes e área de abrangência de seus serviços e produtos e mostraram que a proposta possui importante valor para as empresas.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9223
Aparece nas coleções:CT - Sistemas de Informação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_COSIS_2017_2_6.pdf12,1 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.