Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9130
Título: Determinação de HPAs em sedimento do complexo estuarino-lagunar de Iguape-Cananéia, SP
Autor(es): Cordeiro Neto, Alexandre Gonçalves
Orientador(es): Azevedo, Júlio César Rodrigues de
Palavras-chave: Hidrocarbonetos
Poluição marinha
Petróleo - Derivados
Química
Hydrocarbons
Marine pollution
Petroleum products
Chemistry
Data do documento: 30-Nov-2016
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: CORDEIRO NETO, Alexandre Gonçalves. Determinação de HPAs em sedimento do complexo estuarino-lagunar de Iguape-Cananéia, SP. 2016. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Química) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2016.
Resumo: No Brasil o desenvolvimento urbano e industrial se concentra particularmente no Centro-Sul, por consequência os mares dessa região sofrem com a degradação causada pelas atividades antrópicas recebendo efluentes de diversas fontes, fazendo com que a poluição química se torne uma grande ameaça a biota local. O complexo Estuarino-Lagunar de Iguape-Cananéia caracteriza-se como uma das regiões mais preservadas do litoral brasileiro e também como um dos ecossistemas mais produtivos do mundo. Essa região conta com diversas áreas de proteção ambiental e por não apresentar atividade antrópica expressiva, pode servir como base de comparação para locais mais degradados. Os hidrocarbonetos policíclicos aromáticos (HPAs) são uma classe de poluentes orgânicos considerados persistentes, originários tanto de processos naturais como de atividades antrópicas e que possuem um reconhecido risco ecotoxicológico em alguns organismos, incluindo propriedades mutagênicas e carcinogênicas. As principais fontes antropogênicas são a queima incompleta de combustíveis fósseis, derramamento direto de petróleo e seus derivados, incineração de resíduos, produção de coque, piche, e efluentes industriais. Dentre as fontes naturais estão incêndios florestais, afloramento de petróleo e transformações pós deposicionais de precursores biogênicos. Os HPA’s são compostos hidrofóbicos de alto peso molecular e possuem uma baixa solubilidade na água do mar, dessa forma se associam com partículas e material dissolvido tendendo a se concentrar nos sedimentos. Assim a presença desses compostos em sedimentos pode ser utilizada como indicadores de poluição por hidrocarbonetos. O objetivo desse trabalho foi determinar a presença e distribuição de HPA’s no sedimento do Complexo EstuarinoLagunar de Iguape-Cananéia, São Paulo, Brasil, por GC-MS/MS, avaliando oito pontos em três campanhas de amostragem. A análise de sedimento mostrou-se eficiente para determinação desses compostos, encontrando valores totais de HPAs de até 2000 μg.kg-1 para o ponto N3, sendo esse o mais contaminado com esse tipo de hidrocarboneto. Em geral identificou-se uma baixa concentração para compostos com baixa massa molecular em praticamente todos pontos e todas as campanhas amostrais. Além da determinação da concentração, identificou-se as possíveis fontes de contaminação através das relações de Isômeros de HPAs, sendo determinado fontes predominantemente pirogênicas para praticamente todos os pontos.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9130
Aparece nas coleções:CT - Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_COQUI_2016_2_14.pdf1,1 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.